VÍDEO: SAAB ENTREGA NOVO CAÇA GRIPIM COM MELHORIAS AERODINÂMICAS FINALIZANDO A SÉRIE DE MONOPLACES; CONFIRA O DESEMBARQUE

(crédito: foto reprodução "IA" Força Aérea Brasileira)

Postagem publicada às 7h15 desta domingo, 15 de junho de 2025. 

Aeronave desembarcou no porto de Navegantes com alterações nos canards e superfícies de controle, sendo o último F-39E monolugar fabricado em Linköping antes da produção focar nos modelos bipostos F-39F

A Saab e a Força Aérea Brasileira (FAB) concluíram neste fim de semana o transporte e a entrega do caça Gripen E FAB 4110 em Navegantes (SC). A aeronave sueca chegou ao país com modificações aerodinâmicas que aumentam a capacidade de carga, autonomia e desempenho em pousos e decolagens.

Após o desembarque no porto, o jato monoplaza foi conduzido por terra, com apoio de tropas da FAB, até o Aeroporto Internacional de Navegantes. Técnicos da Saab, em parceria com engenheiros da Embraer, realizaram a reinstalação dos sistemas de cabine e testes de motor e taxiamento, preparando o caça para voo.

Essa foi a última unidade do modelo F-39E entregue diretamente da linha de produção de Linköping, na Suécia. A partir de agora, todos os exemplares monoplaces serão montados no Brasil, na unidade da Embraer em Gavião Peixoto (SP), onde também será produzida a nova versão F-39F, com dois assentos.

Modificações e cronograma futuro

O FAB 4110 apresenta novos canards e superfícies de controle redesenhadas, permitindo maior eficiência aerodinâmica e redução de resistência ao voo. Com isso, o caça ganha mais capacidade operacional e alcance.

A próxima etapa do cronograma prevê o voo da aeronave até Gavião Peixoto, onde passará por inspeções finais antes de ser encaminhada à Base Aérea de Anápolis (GO). Lá, integrará o 1º Grupo de Defesa Aérea, tornando-se o décimo Gripen operacional da unidade.

Conforme o portal Infodefensa, o primeiro Gripen totalmente produzido no Brasil, com matrícula FAB 4109, está com entrega prevista para novembro de 2025. A transição marca um novo estágio do programa de transferência de tecnologia e produção local.

Acompnhe no vídeo abaixo o desembarque da aeronave no porto de Navegantes.

(crédito: Infodefensa TV América)





*******


Com informações Revista Sociedade Militar.

Comentários

Veja os dez post mais visitados nos últimos sete dias