EXTRA! EXTRA! GRANDE APAGÃO LEVA AO CAOS VÁRIOS PAÍSES DA EUROPA, COMO: “ESPANHA E PORTUGAL"

(crédito: foto reprodução "IA" /X antigo Twitter)

Postegm publicada às 09h55 desta segunda-feira, 28 de abril de 2025.

Vários países da Europa, como Portugal e Espanha, sofreram apagões em diversas regiões nesta segunda-feira (28).

Uma grande queda de energia deixou partes da Espanha e de Portugal sem energia elétrica, desligando semáforos e causando caos em aeroportos, estações de trem e estradas.

A operadora de rede elétrica espanhola Red Electrica informou que está trabalhando com empresas de energia para restabelecer o fornecimento.

“As causas estão sendo analisadas e todos os recursos estão sendo dedicados à solução”, afirmou. “Continuaremos informando.”

A polícia portuguesa informou que semáforos e iluminação pública correm o risco de falha.

“Reduza a velocidade e preste atenção redobrada”, disseram, instruindo as pessoas a evitarem viagens desnecessárias. “Priorize a direção segura: sua calma salva vidas”, acrescentou o comunicado.

A operadora ferroviária espanhola Renfe informou que houve uma queda de energia ao nível nacional, causando a parada de trens e o cancelamento de partidas.

E a E-Redes, que fornece eletricidade para Portugal continental, afirmou em comunicado que está trabalhando para restabelecer a conexão.

“Este é um problema europeu mais amplo”, afirmou a empresa em comunicado, segundo a Reuters.

 Falhas elétricas foram registadas em outros países europeus

Vários países da Europa reportaram falhas de energia após o apagão registado em Portugal e Espanha, são os casos de França, Alemanha, Países Baixos e Suécia.

Trânsito e aeroportos afetados

Em Madri, o trânsito ficou congestionado nas ruas após a queda de energia.

“Eu estava dirigindo e, de repente, não havia semáforos… Era uma espécie de selva”, disse Luis Ibáñez Jiménez à CNN. “Vi um ônibus enorme se aproximando e tive que acelerar bastante para ultrapassá-lo.”

No metrô pessoas foram retiradas as pressas após queda de energia.

E uma turista no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, relatou que centenas de pessoas estavam em filas no escuro, sem ar-condicionado ou água encanada.

De acordo com o Sapo.pt, que cita a E-REDES, a interrupção foi causada por um problema na rede elétrica europeia. A REN indicou que foram necessários cortes de energia em áreas específicas para garantir a estabilidade da rede. A recuperação do serviço está sendo realizada de forma gradual.

Mesmo com a interrupção no fornecimento de energia, a conexão à internet permaneceu ativa em várias regiões. Contudo, serviços essenciais, como os hospitais, precisaram utilizar geradores para continuar suas operações. A falha elétrica também prejudicou o funcionamento de semáforos e sistemas de telefonia.


 

Comentários

Veja os dez post mais visitados nos últimos sete dias