PREOCUPANTE: CABO FRIO ESTÁ ENTRE AS 100 CIDADES VIOLENTAS DO BRASIL, 8ª MAIS PERIGOSA DO RJ


Postagem publicada às 07h20 desta terça-feira, 04 de fevereiro de 2025. 

O Blog Eterno Aprendiz infelizmente inicia seus afazeres, tendo como pauta um post divulgada pelo Portal iG ontem, terça-feira, (03.02.2024) que não traz nem um orgulho, satisfação ou alegria aos munícipes, aos turistas que visitam a bela cidade de Cabo Frio, Região dos Lagos no Estado do Rio de Janeiro ou até mesmo a esse blogueiro. 

Porém, esse blog sente necessidade de trazer a luz, para que juntos a governabilidade, as autóridades e a sociedade organizada, [com já foi feito no mês passado] com membros da municipalidade, possa ser feito mais uma vez de uma forma mais abragente, envolvendo atores estadual; por saber que o município é um dos destinos mais procurados no Rio do Janeiro por conta de suas belas praias, (foto). 

Segundo o post a cidade está entre as 100 mais violentas do Brasil e ocupa o ranking de 8ª mais perigosa do Rio de Janeiro. Segundo o Atlas de Violência,  Cabo Frio soma 36,5 mortes por 100 mil habitantes (dados de 2024). Os números colocam a cidade da Região dos Lagos como mais perigosa do que outras cidades mais populosas como Mesquita, Nova Iguaçu, Belford Roxo e Itaperuna.

No último levantamento realizado pelo Atlas, Cabo Frio registrou 71 homicídios, porém, 10 casos são considerados ocultos, chegando a um total de 81 mortes violentas no total.

Em todo o estado do Rio de Janeiro, foram registradas 3.762 mortes violentas, o que representa  21,4 assassinatos por 100 mil habitantes, uma queda de 26% em relação ao último relatório, divulgado em 2021.

Por que Cabo Frio é tão procurado

A cidade de Cabo Frio conta com cerca de 222 mil habitantes (dados do IBGE 2022) e é um dos destinos muito procurado no Rio do Janeiro por conta das suas praias. O local também oferece boa infraestrutura, com hotéis, pousadas e restaurantes. 

Além disso, Cabo Frio está bem próximo a dois destinos bem famosos do estado do Rio de Janeiro: Búzios e Arraial do Cabo.  

A região foi uma fonte muito importante, no século XVI, de pau Brasil, o que chamou a atenção dos portugueses, que tramaram um conflito com os povos originários da descendência Tamoios.

Em alguns pontos da atual Cabo Frio, é possível observar a história do Brasil, com a presença de construções de época e outros patrimônios.


********


Com informações Portal iG.

Comentários

Veja os dez post mais visitados nos últimos sete dias