VÍDEO: COMANDANTE DO EXÉRCITO BRASILEIRO COMEMORA CRIAÇÃO DE 1º BATALHÃO DE PARAQUEDISTAS PRECURSORES DO BRASIL; CONFIRA!
![]() |
(crédito: foto reprodução "IA" / Instagram) |
Postagem publicada às 18h15 deste sábado, 08 de fevereiro de 2025.
Cerimônia de ativação aconteceu na última sexta-feira, 7 de fevereiro, na Vila Militar, no Rio de Janeiro
O Comandante do Exército, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, comemorou a criação do 1º Batalhão de Paraquedistas Precursores (B Prec) do país. A cerimônia de ativação aconteceu na última sexta-feira, 7 de fevereiro, na Vila Militar, no Rio de Janeiro, conforme previa o Planejamento Estratégico da Força Terrestre.
Confira a fala aguerrida e vibrante do Comandante do Exército Brasileiro, General Tomás durante criação do mais novo ninho das àguias do Brasil:
À TV Globo, o Exército afirmou que a criação do B Prec não compromete o orçamento, nem cria novos cargos. O efetivo da unidade foi criado a partir da redistribuição do Comando Militar do Leste.
“É um dia histórico porque a gente está incrementando uma capacidade que já tinha no Exército Brasileiro. A gente agrega mais capacidade principalmente na interface com a nossa Força Aérea e no controle do tráfego”.
À reportagem, o Comandante da Força Terrestre explicou ainda a atribuição e importância dos paraquedistas precursores em território inimigo.
“A gente tem essa capacidade de infiltrar e ir numa área específica e transformar essa área numa área de controle seguro de tráfego aéreo enquanto os meios da Força Aérea estão chegando, os controladores estão chegando, para poder transformá-la numa área realmente segura de maneira permanente”.
O que são os paraquedistas precursores?
“Suas competências abrangem desde a operação de zonas de embarque e desembarque até o controle do tráfego aéreo militar e a realização de levantamentos meteorológicos. Os precursores também possuem habilidades específicas em infiltração por Salto Livre Operacional, em meio aquático e em diversos ambientes operacionais, como selva, montanha, caatinga e pantanal”.
Ainda de acordo com o Exército, os precursores acabaram desenvolvendo ao longo tempo a capacidade de realizar ações de inteligência, reconhecimento, vigilância e aquisição de alvos, por meio do uso de sistemas de aeronaves remotamente pilotadas e equipes de reconhecimento.
“A cerimônia de ativação do B Prec, consolidando esse processo de transformação, oficialmente realizada em 07 de fevereiro de 2025, materializa a importância dessa expertise para o Exército Brasileiro, atendendo às exigências da guerra moderna e do emprego da Força Terrestre em todo o espectro de missões”.
********
Com informações Revista Sociedade Militar
Comentários