PROLAGOS PARTICIPA DE ENCONTRO ESTADUAL DOS COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS



Por: jornalista, Rodrigo Branco. 

Evento promoveu debate sobre a gestão compartilhada da água e apresentou projetos e planos de ação em andamento.  . 


A Prolagos participou da sexta edição do Encontro Estadual dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Rio de Janeiro (XI ECOB RJ), que aconteceu no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. 

evento promovido pelo Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro (FFCBH) reuniu os nove comitês fluminenses para debater a gestão compartilhada da água, divulgar programas e planos de ação em andamento e trocar experiências sobre recursos hídricos. Com o tema “Integração pelas Águas: governança, planos e territórios”, o encontro teve na programação palestras, apresentações científicas e mesas de debates, com a participação de representantes dos comitês de bacias; órgãos governamentais; agências reguladoras; universidades; e de concessionárias de serviço público.

O diretor-presidente da Prolagos, Pedro Augusto Freitas, integrou a mesa “Saneamento – Planos de Governança no Território”, e falou sobre o impacto dos investimentos feitos pela concessionária na implantação da rede de esgoto nos municípios do entorno da Lagoa de Araruama, para a recuperação do meio ambiente lagunar.

Ele pontua que a experiência bem-sucedida na Região dos Lagos serve de referência para novas concessões, como a Águas do Rio, que possuem desafios semelhantes.

“Na introdução, foi dado o exemplo do complexo lagunar de Jacarepaguá e da Barra de Tijuca, fazendo a referência também para a nossa Baía de Guanabara. Eu trago aqui um caso de sucesso de como a interação dos vários agentes e das entidades relacionadas ao saneamento básico de uma região pode mudar a realidade dela e permitir que a gente avance tanto na recuperação de um corpo hídrico importante, como é a Lagoa de Araruama”, comentou o diretor o início da apresentação. 

Os colaboradores da Prolagos Levy Estevam, da Comunicação, e Daniel Henriques, da Responsabilidade Social; também marcaram presença no Encontro representando o Grupo de Trabalho (GT) Juventude do Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João, em rodas de conversa do tema, que trataram da participação dos jovens nos debates sobre a gestão dos recursos hídricos.
 
Componente da mesa “Articulação entre Gestão Hídrica e Gestão Costeira – Monitoramento”, o presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João, Eduardo Pimenta, abordou também a recuperação da Lagoa de Araruama, como exemplo de sucesso na gestão regional do saneamento.

O biólogo, que também coordena o projeto Imersão, parceria da Prolagos com a Universidade Veiga de Almeida, falou sobre o projeto de monitoramento da qualidade da Lagoa, atestada pelo aumento do volume de pescado e o desenvolvimento das atividades turísticas no seu entorno. 

“Essa recuperação da Lagoa ocorreu através da eficiência do sistema de coleta e tratamento dos efluentes, o que reativou todo o setor turístico, dos municípios do entorno da Lagoa, a Bandeira Azul nas praias lagunares, o que é uma coisa inédita; os esportes náuticos e a produção pesqueira”, enumerou.



***********


Com informações Assessoria de Comunicação Prolagos.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS