VEJA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS EMITIDAS PELA COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO DE CABO FRIO NESTA QUARTA-FEIRA (16)





O Blog "O Eterno Aprendiz" traz para o amigo internauta, as principais notícias divulgadas pela Coordenadoria de Comunicação de Cabo Frio nesta quarta-feira (16/05). Com destaque para os seguintes temas: Cabo Frio participa de Roadshow na Argentina e Uruguai; Curso gratuito de piano clássico é sucesso no Charitas; Obra na Joaquim Nogueira entra em fase final; Evento “Mulher por Mulher” acontecerá na Praça de São Cristóvão; Projeto “Procon vai aos bairros” promove ação no bairro Jardim Esperança; - Mart apresenta “Histórias no Convento” nesta quinta; Feira de adoção animal acontece neste sábado; Assistência Social promove ações de combate à exploração e ao abuso sexual infantil.


- Cabo Frio participa de Roadshow na Argentina e Uruguai


Objetivo é divulgar os atrativos da cidade para um público mais selecionado


Até sexta-feira (18) o município de Cabo Frio estará representado num roadshow que acontece na Argentina e no Uruguai. O objetivo é divulgar os atrativos da cidade para esses públicos, ampliando ainda mais a circulação de turistas na cidade. Em visita a Cabo Frio no fim de semana, um grupo de operadores de turismo internacional revelou que a procura de argentinos por Cabo Frio vem crescendo, em média, 35% ao ano, e que mais de 25% dos vôos charters que aterrissam no aeroporto internacional já têm Cabo Frio como destino.


O Roadshow começou na última segunda-feira (14) com a participação do superintendente de Indústria e Comércio, Carlos Cunha, representando a Secretaria Municipal de Turismo. Vários empresários da cidade e integrantes do trade turístico, como o Cabo Frio Convention Bureau, também participam da atividade, que tem as mesmas características de um workshop, porém é realizado em forma de circuito, em que a cada dia o evento se desloca para outra cidade próxima, percorrendo um mínimo de três cidades diferentes. Neste roteiro eles percorrem Montevidéu (Uruguai), Buenos Aires e Córdoba (Argentina).

“O Roadshow é uma ferramenta de promoção mais específica, que proporciona um contato mais personalizado do público com ao trade. Para isso, nós, participantes, vendemos a imagem do destino, no caso Cabo Frio, com apresentações segmentadas. É uma ação mais direcionada e que gera resultados muito positivos”, comentou a secretária de Turismo, Fabíola Bleicker.

Já o superintendente, Carlos Cunha, lembra que a união do trade tem sido fundamental na divulgação de Cabo Frio como destino nos países vizinhos. Ele lembra que assim que assumiu a pasta, em março deste ano, fez questão de se reunir com lideranças empresariais para apresentar as ações planejadas e as que já estão em desenvolvimento. Participaram do encontro, na época, a Acia, Acirb, Cabo Frio Convention Bureau, Sebrae, Associação de Hotéis e Gastronomia e Sindicato dos Hotéis e Restaurantes, representados, respectivamente, por Eduardo Rosa, Ielra Victer, Maria Ines Oliveros, Ana Cláudia Vieira, Corine Müller e Paulo Castro. “Não se trabalha o turismo de forma isolada, por isso, essa união é tão importante, principalmente com a iniciativa privada. Todas as ações são planejadas, discutidas, e o resultado estamos vendo aqui, na Argentina e no Uruguai, com a presença de grandes empresários do setor e de entidades de classe, e na qualidade do material apresentado, com muitas informações sobre Cabo Frio. O Roadshow ainda não acabou, mas já estamos colhendo resultados muito bons”, avaliou Carlos Cunha.





- Curso gratuito de piano clássico é sucesso no Charitas.

Mais de 40 pessoas estão na fila de espera para a segunda turma

Pelo menos 14 pessoas participam da primeira turma do curso de piano clássico oferecido, gratuitamente, pela Secretaria de Cultura de Cabo Frio na Casa de Cultura José de Dome (Charitas). As aulas tiveram início em abril, e têm duração estimada de seis meses. Devido à grande repercussão e procura, está sendo estudada uma maneira de atender novos alunos: mais de 40 pessoas já estão na lista de espera para a segunda turma (que ainda não tem data de início), ou torcendo por alguma desistência.

O curso livre de iniciação musical de piano clássico atende a uma demanda antiga do espaço. As aulas têm duração de uma hora, são individuais e acontecem segunda e quarta, das 8h às 17h. A atividade é gratuita e aberta para todas as idades. O professor de música, Hasenclever da Silva Oliveira, fala sobre a importância da música independente da idade. “O estudo da música é fundamental para a vida das pessoas, pois faz bem para a alma, além de ser uma ótima atividade para o cérebro. É pela música que podemos expressar nossos sentimentos. Nada melhor que ocupar o tempo com arte”, comentou.

O professor também explicou que as aulas têm método de aprendizagem através de partitura e são ensinadas somente músicas clássicas. O curso é básico, estuda repertório e noção de ritmo. O aluno pode usar o local para estudar desde que o horário esteja livre, e o piano disponível. Pessoas com duas faltas no mês perdem a vaga, porém, por motivos de doença a participação é reavaliada.

A música sempre esteve presente no mundo através dos sons da natureza e dos animais, e através da percepção do homem descobriu-se que a voz seria o primeiro instrumento a ser ouvido. Com a evolução, vieram outros como flautas, harpas, lira, mas entre os anos 1698 e 1699 o piano foi criado por Bartolomeo Cristofori, um artesão do renascimento italiano.

A Casa de Cultura José de Dome (Charitas) fica na Avenida Nossa Senhora da Assunção, 855, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e das 14h às 20h aos sábados, domingos e feriados.







- Obra na Joaquim Nogueira entra em fase final.

Serviço de recapeamento acontece nas baias de estacionamento

A obra de recapeamento das baias de estacionamento na Avenida Joaquim Nogueira, em São Cristóvão, está em fase final. O local recebe a camada asfáltica nos dois sentidos desde a semana passada . O objetivo é evitar que a poeira, em dias de sol, e a lama, acumulada em dias de chuva, prejudiquem o comércio local. A previsão é que a obra seja concluída até esta sexta-feira (18).

Antes de iniciar a obra uma equipe da Secretaria de Obras realizou medições e informou aos comerciantes sobre os procedimentos. A avenida passou por obras no governo anterior, mas o trabalho não foi finalizado, gerando transtornos para motoristas, comerciantes e moradores.

Segundo o secretário de Obras, Carlos Santana, a obra está ocorrendo sem comprometer muito o tráfego na avenida. “Estamos cuidando para que o trânsito não seja totalmente interrompido. Dessa forma o motorista consegue trafegar sem grandes prejuízos. Parte do estacionamento ainda está bloqueado por causa da camada de asfalto que está sendo aplicada. Mediante ao término do serviço, vamos liberando as baias”.  

A Guarda Municipal segue orientando os motoristas para que não estacionem nas baias do lado direito da via, do Correão até a Avenida América Central, pois elas estão sendo recapeadas. As vagas de estacionamento no meio da via, em formato de espinha de peixe, estão liberadas em toda a extensão da pista.





Evento “Mulher por Mulher” acontecerá na Praça de São Cristóvão

A programação acontece neste sábado, das 9h às 16

No próximo sábado (19), a Secretaria de Assistência Social através da Coordenadoria-Geral dos Direitos da Mulher (COGEDI/CEAM) realiza o evento “Mulher por Mulher”, das 9h às 16h, na Praça de São Cristóvão. Diversas atividades serão oferecidas para quem passar por lá.

Para a coordenadora geral, Tereza Tenan, essas ações aproximam a população:

“Queremos sensibilizar as pessoas, além de darmos conhecimento dos serviços que disponibilizamos. Entendemos que todos precisam ter ciência do que é a lei Maria da Penha, o que a Coordenadoria da Mulher faz, o que é o CEAM, entre outros temas. Podemos ajudar as mulheres que nos procuram levando atendimento, pois, temos uma equipe multidisciplinar e nós utilizamos as unidades de saúde como o Hospital da Mulher, a rede dos CRAS, CREAS e tudo que estiver disponível.  Somos contra a violência. Acreditamos nesse serviço e vimos muito resultado”, afirmou a coordenadora.

O evento vai oferecer uma vasta programação. A partir das 10h o Projeto Tambores Urbanos terá a participação da Nilma de Oliveira, além de oficinas de dança da FUNSAG (Projeto Turma do Sítio com a professora Ana Lúcia). Na parte da tarde às 15h30, oficina de ballet do CRAS Monte Alegre com a orientadora social, instrutora e coreógrafa Brenda Vallim. Além disso, será esclarecido sobre como tirar a 2ª via de certidão de casamento, nascimento e óbito; abordagem sobre o projeto Família Acolhedora; explicação sobre o Bolsa Família, cadastramento de pessoas idosas e pessoas com deficiência e um espaço lúdico para as crianças que acompanham as mães.





- Projeto “Procon vai aos bairros” promove ação no bairro Jardim Esperança

A ação acontecerá nesta sexta-feira (18) em parceria com o Cras

Nesta sexta-feira (18) o Procon de Cabo Frio dá continuidade ao projeto “Procon vai aos bairros”. A ação acontece na praça do Jardim Esperança, das 10 às 16 horas, em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do local, que levará ao público os serviços que são promovidos o ano inteiro nos pólos da cidade, oportunizando que mais pessoas tenham acesso a eles.

Segundo o superintendente do Procon, Thiago Vasconcelos, o “Procon nos bairros” foi lançado em abril de 2017 com o objetivo de levar assistência jurídica na comunidade, com orientação aos consumidores sobre seus direitos. O primeiro bairro beneficiado foi Vila do Ar. “Com esse projeto levamos conhecimento à população, e ajudamos a solucionar dúvidas sobre as relações de consumo. Também fazemos orientação no comércio sobre como proceder em relação às questões burocráticas de livros de reclamação, código de defesa do consumidor e demais documentações”, afirmou Thiago, que no último sábado (12) levou a ação ao bairro Jacaré.

Para abrir uma queixa, o superintendente do Procon lembra que o consumidor deve levar documento pessoal com foto, comprovante de residência, algum documento que comprove sua reclamação como nota fiscal do produto, faturas, número de ordens de serviços e protocolos. “Quem não puder comparecer, por algum motivo, pode nos procurar depois em nossa sede, na Rua Florisbela Rosa da Penha, 292, Braga. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h”, informou Thiago.




- Mart apresenta “Histórias no Convento” nesta quinta

Projeto acontece em parceria com a Secretaria de Educação

Nesta quinta-feira (17), o Museu de Arte Tradicional e Religiosa (Mart) apresenta o projeto “Histórias no Convento” em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. As sessões acontecem em dois horários, pela manhã das 10h às 11h30 e de tarde das 14h às 15h30. Para participar é necessário agendamento prévio junto a Divisão Educativa do Mart. A ação acontece em comemoração do Dia Internacional dos Museu, comemorado no dia 18 de maio.

De acordo com a assessoria do Mart, as professoras Carmensita Vidal, Cristina Chagas e Marcia Fonseca irão apresentar o “DraMARTizando o passado...conhecendo o presente” que promete levar ao público em uma viagem no tempo de maneira lúdica e interativa, abordando as diversas atividades e usos que o espaço já recebeu até abrigar o museu.

Além deste projeto, o Mart oferece visitas guiadas para grupos escolares para escolas municipais e privadas. As visitas não tem custo algum e para agendar é necessário entrar em contato com a Divisão Educativa do museu através do email mart@museus.gov.br ou pelo telefone (22) 2646-7340. O espaço fica localizado no antigo Convento Nossa Senhora dos Anjos, no Largo de Santo Antônio, e funciona de terça a sexta das 10h às 17h, aos sábados e feriados das 14h às 18h.




 
Feira de adoção animal acontece neste sábado

Ação será no estacionamento do Shopping Park Lagos, das 11h às 17h

A Superintendência de Proteção aos Animais de Cabo Frio realiza neste sábado (19), das 11 às 17h, mais uma feira de adoção animal responsável. O evento será no estacionamento no do Shopping Park Lagos, localizado na Rua Henrique Terra, no Portinho. Aproximadamente 50 animais vão estar disponíveis para adoção, entre cães e gatos, adultos e filhotes.

Para adotar um animal de estimação é preciso ter mais de 18 anos e apresentar o original do RG, CPF e comprovante de residência. Todos os animais são vermifugados, castrados e em boas condições de saúde. Apenas filhotes com menos de seis meses ainda não estão castrados, mas poderão realizar o procedimento na própria Superintendência quando completarem a idade.

“Estamos muito felizes com esta parceria da Superintendência de Proteção Animal com o Shopping Park Lagos porque temos conseguido dar novos lares a muitos animais. Mas a gente sempre ressalta que é importante que a pessoa que vai adotar tenha a consciência de que será responsável por uma vida por muitos anos”, alerta a superintendente Carol Midori, lembrando que no dia do evento não serão aceitos novos animais. “Só colocamos para adoção aqueles que passam pelo Canil Municipal ou que chegam através de protetoras de Cabo Frio pré cadastradas”, informou.

A Superintendência fica nas dependências do Canil Municipal, localizado na Fazenda Campos Novos, na Rodovia Amaral Peixoto, Km 124, em Tamoios. Para esclarecimento de dúvidas ou informações, é disponibilizado o telefone (22) 99237-6507 (apenas WhatsApp). Por esse canal também podem ser feitas denúncias de maus tratos. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.




- Assistência Social promove ações de combate à exploração e ao abuso sexual infantil

Creas vai às ruas para conscientização da população no Centro, no Jardim e em Tamoios

Neste mês de maio, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realiza uma série de ações para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado nesta sexta-feira (dia 18). As atividades serão realizadas pelas equipes técnicas do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), da Coordenadoria-Geral da Criança e do Adolescente (Cogecria), dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA).

O Creas sai às ruas do Centro de Cabo Frio, do Jardim Esperança e de Tamoios, nesta quarta-feira (dia 16) e ainda nos dias 17 e 22, respectivamente, para alertar e orientar a população sobre a exploração sexual de crianças, seu enfrentamento e como procurar os órgãos destinados a denúncia, como o Disque 100, o Conselho Tutelar e Creas, órgão responsável pelo acompanhamento das famílias vítimas deste crime.

"O dia 18 de maio é, sem dúvida, bem mais que uma data memorável, trata-se de um verdadeiro engajamento social na luta contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. Apenas em 2015 e 2016, o Disque 100 recebeu 37 mil casos deste tipo de denúncia sexual na faixa etária de 0 a 18 anos. Sabemos, contudo, que a melhor forma de combate contra este crime é a prevenção. Essa é a proposta da Assistência Social:  mobilizar a população em relação a urgência da temática e conscientizá-los a respeito dos meios legais para denúncia”, afirmou Nathalia Kury, coordenadora do Departamento de Proteção Social Especial (Depse) da Semas.

No dia 30 de maio a equipe de profissionais do Creas comporá uma mesa de debate com os demais profissionais da rede municipal para tratar de aspectos históricos, jurídicos e técnicos acerca deste crime, além de apresentar os dados existentes em Cabo Frio. O local e a data do evento ainda serão definidos.

Nesta quarta (dia 16) os Cras de Tamoios e do Jardim Esperança promoveram uma roda de conversa com apresentação de vídeo. A iniciativa contou com a participação de assistente social, além de psicóloga e orientador social que abordaram o tema de forma lúdica para as crianças. Já a Cogecria realizará em conjunto com o CMDCA diversas atividades na Praça Porto Rocha, na sexta-feira dia 18, com ações e horários ainda a serem definidos.

O dia 18 de maio é um marco no calendário nacional por mobilizar ações de enfrentamento à exploração e ao abuso sexual infantil devido à morte de Araceli Cabrera Sanchez Crespo, de 8 anos. A menina foi raptada, estuprada e morta, entre os dias 18 e 24 de maio de 1973, por três jovens de classe média alta de Vitória, no Espírito Santo.

Até hoje o crime não teve um desfecho, já que após a condenação, a família dos acusados recorreu imediatamente da decisão para impedir a prisão. Depois de cinco anos, a decisão anterior foi anulada sem que nenhum dos três suspeitos cumprisse um dia de pena.



Textos, artes e fotos: Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Cabo Frio.











Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS