VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS TRANSMITIDAS PELA COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO DE CABO FRIO NESTA SEGUNDA-FEIRA (15)




EVENTO "ESCOLA DO MAR" QUE VISA CONQUISTA DO CERTIFICADO BANDEIRA AZUL É SUCESSO NA PRAIA DO PERÓ 

Crianças aproveitam atividades e organização orienta turistas.


Quem frequentou a Praia do Peró neste fim de semana acompanhou de perto o lançamento do evento “Escola do Mar”. Mais do que um item nos critérios para que a praia receba a certificação internacional do Bandeira Azul, o evento mostrou que as crianças estão antenadas quando o quesito é preservação ambiental. Lançado na manhã do último sábado (13), o Escola do Mar iniciou as atividades às 9h. A programação segue até o dia 4 de fevereiro. Todas as atividades acontecem das 9h ao meio-dia, na faixa de areia em frente ao Hotel Âncora.

Com desenhos e pinturas, as crianças mostraram que sabiam do que estava sendo tratado, e atraíram a atenção dos pais e de outros frequentadores para o programa Bandeira Azul, e para o que essa certificação significa tanto para a Praia do Peró quanto para Cabo Frio.

“São as crianças que vão usufruir dessa certificação, no futuro. Essa identificação delas com o Escola do Mar nos mostra que estamos no caminho certo, despertando o interesse dos freqüentadores de hoje e do futuro, sobre a importância da preservação ambiental “, afirmou Carlos Magno da Silva Maíques, um dos coordenadores do Bandeira Azul.

O programa Bandeira Azul tem como objetivo elevar o grau de conscientização dos cidadãos e dos tomadores de decisão para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro, incentivando a realização de ações que conduzam à resolução dos conflitos existentes. É uma iniciativa da FEE (Foundation for Environmental Education – Fundação para Educação Ambiental), que conta com apoio de diversas instituições internacionais. No Brasil é operado pelo Instituto Ambientes em Rede, com sede em Florianópolis/SC. Em caso de certificação, a Praia do Peró será recomendada pelos principais atores do trade turístico como um dos melhores destinos mundiais, representando um grande passo para o turismo de Cabo Frio.

Para Carlos Magno, o “Escola do Mar” também servirá para que tanto os frequentadores quanto os quiosqueiros entendam que precisam equilibrar o uso e a sustentabilidade. “Muitos dos critérios, a princípio, não agradam nem quiosqueiros, nem moradores, nem turistas, mas são ações que promovem o engajamento de todos, e os resultados começam a aparecer. Tenho certeza que conseguiremos essa certificação”, enfatizou.

Fazem parte do evento a Prolagos (através da avaliação da qualidade da água), o 18° Grupamento de Bombeiros Militares, Defesa Civil, agentes da Coordenadoria Municipal de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade, Secretaria de Turismo, Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação. Confira as próximas programações:



19 de janeiro: Boas Práticas em Saúde;

20 de janeiro: Educação Ambiental;

21 de janeiro: Acessibilidade – SOMAR e SOCIOS;

25 de janeiro: Limpeza da Praia – Microlixo;

26 de janeiro: Segurança-18°GBM/CBMERJ;

27 de janeiro: O Ciclo da Água;

28 de janeiro: Educação Ambiental – Gestão;

02 de fevereiro: As Dunas e Sua Importância no Ecossistema;

03 de fevereiro: Qualidade da Água – Amostragem;

04 de fevereiro: Encerramento.


"IDENTIDADE JOVEM" JÁ ESTÁ DISPONÍVEL EM CABO FRIO 

Cadastro pode ser realizado pelo site da Caixa ou pelo aplicativo do programa.


Quem mora em Cabo Frio, tem idade entre 15 e 29 anos, e é baixa renda já pode se cadastrar para ter acesso ao “Identidade Jovem”, documento que permite acesso a diversos benefícios como meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, e também a vagas gratuitas (ou com desconto) no sistema de transporte coletivo interestadual. O programa é uma iniciativa do Governo Federal, desenvolvido pela Secretaria Nacional da Juventude, e em Cabo Frio conta com apoio da Prefeitura através da Superintendência Municipal da Juventude.

Segundo a superintendente Daphne Libardi, o cadastro deve ser feito pelo site da Caixa Econômica Federal (http://www.caixa.gov.br) ou pelo aplicativo do programa (ID Jovem), que pode ser baixado nos smartphones. Para conseguir o documento, o interessado precisa comprovar renda familiar mensal de até dois salários mínimos e ser inscrito no Cadastro Único do Governo Federal (que é um sistema que controla o cadastro dos dados de cidadãos de baixas rendas no Brasil), com informações atualizadas há pelo menos 24 meses. A validade do documento é de 180 dias e após esse período é necessário revalidar pelo App ou pelo site da Caixa Econômica Federal.

Quem ainda não tem inscrição no Cadastro Único deve se dirigir até o CRAS mais próximo de sua residência levando os documentos pessoais de titular e dos dependentes da família. Através da análise dos dados do sistema, o Governo Federal poderá identificar quais são as famílias que têm direito a benefícios sociais como Bolsa Família, Salário Família e agora também o Identidade Jovem. Daphne lembra que o documento tem como objetivo garantir o direito à cultura e à mobilidade aos jovens de todas as regiões do Brasil, mesmo das cidades mais remotas.

“Mais do que uma política pública, o ID Jovem é justiça social para milhões de jovens de baixa renda, que podem hoje usufruir de passagens gratuitas, meia-entrada em esporte e lazer. Ainda temos muita luta pela frente, mas a juventude volta a ser protagonista na construção de um Brasil melhor” – finalizou ela.


ILHA DO JAPONÊS RECEBER NOVAS AÇÕES EDUCATIVAS DO PROJETO BOCA DA BARRA 


Além de orientações, visitantes também participaram de pesquisa


Com o objetivo de conscientizar sobre as novas medidas de ordenamento e utilização da área, orientar sobre a utilização do local como ponto de lazer em equilíbrio com a preservação, e ainda identificar novas demandas e pontos a serem melhorados, a Ilha do Japonês, em Cabo Frio, recebeu neste domingo (14) a segunda edição do projeto “Boca da Barra”.

Através da Guarda Marítima e Ambiental (GMA), a Prefeitura promoveu trabalho de orientação aos banhistas e visitantes. Durante vistoria, os agentes encontraram indícios de que pescadores estão utilizando uma rede conhecida como “malha assassina”. Também houve orientação aos motoristas nos acessos aos estacionamentos, flagrantes de bicicletas presas nas placas de orientação instaladas há pouco mais de uma semana, e orientação aos ciclistas para que deixem os veículos no local adequado sob pena de apreensão.

“A presença da Guarda Marítima e Ambiental é de suma importância para o Projeto Boca da Barra porque os frequentadores da Ilha do Japonês precisam entender que essas medidas informadas não são apenas sugestões: são orientações que devem ser seguidas e que, num segundo momento, serão tratadas como infrações, passíveis de multa e até apreensão, como no caso das bicicletas presas nas placas de orientação”, afirmou o coordenador de Meio Ambiente, Eduardo Pimenta.

Em relação aos vestígios de pesca ilegal, o comandante da Guarda Marítima e Ambiental, Paulo Fernando Pinto Dias adiantou que a atenção será redobrada no local, com reforço no número de agentes.

Durante a ação, frequentadores da Ilha do Japonês também participaram de uma pesquisa promovida por estudantes da Universidade Veiga de Almeida com o objetivo de detectar novas demandas para o espaço, e o resultado demonstrou aprovação às ações já adotadas. A unanimidade foi o ordenamento do estacionamento com a limitação do número de veículos.

Para o sul mato-grossense Rogério Gonçalves, que há seis anos promove excursões para Cabo Frio, além da limpeza e da presença dos agentes públicos na Ilha, as placas instaladas na semana passada estão sendo muito úteis. “A primeira coisa que eu fiz foi decorar o que está nas placas. Quando cheguei com o pessoal, dei uma aula de geografia e de meio-ambiente. Pra ficar perfeito, só falta colocar banheiros químicos. De resto, só elogios. Quero continuar trazendo meus clientes para cá por muitos anos ainda”, afirmou.

Este segundo domingo do Projeto foi marcado, também, pela realização da primeira Trilha do Farol, um percurso que começa após os quiosques e termina no Farol da Lajinha. Cerca de 30 pessoas participaram da atividade gratuita e guiada por agentes da Coordenadoria de Meio Ambiente.

O Projeto Boca da Barra continua até o mês de fevereiro com ações durante a semana e o auxílio dos estudantes da Universidade Veiga de Almeida na aplicação dos questionários. Ao final do projeto, as respostas serão analisadas e um relatório será elaborado e entregue à Prefeitura de Cabo Frio.


TAMOIOS RECEBE ORDENAMENTO DE TRÂNSITO 

Estacionamento rotativo e instalação de placas de sinalização são algumas das novidades.

O ano de 2018 começou com tudo em relação ao trânsito em Tamoios. A Secretaria de Mobilidade Urbana vem realizando diversas ações com o intuito de ordenar o trânsito no segundo distrito de Cabo Frio. Entre as medidas estão a cobrança de estacionamento rotativo na Praia do Pontal, que vai organizar o fluxo, e a instalação de placas de sinalização ao longo da Rodovia Amaral Peixoto.

O estacionamento rotativo já está sendo cobrado na Praia do Pontal. A medida entrou em vigor no início deste ano e vem mostrado resultados positivos com o trânsito mais organizado no local. A medida, segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, é definitiva, com valor do estacionamento a R$ 10 reais o dia todo, o mesmo cobrado nas praias do primeiro distrito. A cobrança de estacionamento rotativo é uma garantia legal, instituída através da Lei Municipal nº 1.497, de 21 de dezembro de 1999.

Segundo o secretário Mauro Branco, a ideia é expandir a cobrança do estacionamento rotativo para outros pontos de Tamoios, principalmente os mais críticos como a 5ª Avenida e Shopping UnaPark entre outros. O valor praticado, no entanto, será de R$ 2 a hora. Veículos com placas de Cabo Frio estão isentos da cobrança de estacionamento em qualquer ponto da cidade.

Além do estacionamento rotativo, Tamoios vai ganhar novas placas de sinalização, que serão instaladas nos próximos dias. Ao todo serão colocadas 20 entre sinalização de quebra-molas, travessia de pedestres e de escolas. Elas serão instaladas na Rodovia Amaral Peixoto, e também em algumas avenidas paralelas. As travessias de pedestres próximas às escolas e os pontos de maior movimento também estão recebendo atenção: faixas de pedestre estão sendo pintadas para facilitar a circulação de moradores.


VEÍCULOS SÃO MULTADOS NO LIDO POR ESTACIONAMENTO IRREGULAR 

Ação aconteceu no domingo 

Agentes da Guarda Marítima e Ambiental, com apoio da Unidade, da Unidade de Polícia Ambiental, multaram cerca de 18 veículos por estacionamento em local proibido, na localidade conhecida como “Lido”, na Praia do Forte. A ação aconteceu neste domingo (14).

“Os veículos só não foram rebocados para o pátio do Detran porque não havia condições do reboque chegar até o local, por ser muito arenoso e não suportar o peso do guincho com os veículos em cima”, afirmou o comandante da Guarda Marítima e Ambiental, Paulo Fernando Pinto Dias.


CABOFRIENSE ESTREIA NESTA QUARTA MA SÉRIE "A" DO CARIOCA 


Clube conquista acesso após se firmar na liderança da Seletiva.


A Cabofriense conquistou neste sábado (13) a tão esperada classificação para a Série A do Campeonato Carioca, terminando na primeira colocação da Seletiva, com 10 pontos ganhos. A tabela do tricolor praiano na elite já saiu: o clube caiu no Grupo B, ao lado de Flamengo, Vasco, Bangu, Volta Redonda e Nova Iguaçu. A estreia na Taça Guanabara será nesta quarta-feira (17), às 17h, contra o Nova Iguaçu, fora de casa.

A classificação foi difícil devido ao alto nível da Seletiva. Além da Cabofriense, outros dois times terminaram com o mesmo número de pontos, Macaé e Goytacaz, mas os campistas foram eliminados no saldo de gols. O treinador da Cabofriense, Antônio Carlos Roy, analisou a disputa e comemorou o acesso.

“O que planejamos, deu certo. Tínhamos dois jogos dentro de casa, com a obrigação de vencer os dois, além de buscar quatro pontos fora. Conseguimos isso. Outra coisa  importante foi o saldo de gols: foi determinante, porque definiu nossa classificação. Isso mostrou que a competição foi difícil, mas que conquistamos o que planejamos”, disse o comandante da Cabofriense.

Sobre a Série A, Antônio Carlos Roy lembrou que agora a equipe pega times mais qualificados tecnicamente e campos melhores pra jogar. “Temos os quatro grandes clubes pela frente, isso é um diferencial. Todos os jogadores de clubes pequenos têm o objetivo de chegar aos grandes, então esse jogo vira pra eles um momento especial. Jogar contra o Flamengo, Vasco, é especial pra todos nós. Vamos pra competição com a certeza da dificuldade, mas também com uma esperança muito grande”, comentou.

Para fazer bonito na competição a Cabofriense já contratou dois novos reforços: o lateral-direito Paulo Sérgio, de 39 anos, ex-Vasco, Palmeiras e Grêmio, e o volante Glaydson, de 34 anos, que estava no Democrata (MG), e com passagens por Chapecoense, Criciúma, Joinville e CRB.


Textos, fotos e artes Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Cabo Frio.



Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS