VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS TRANSMITIDAS PELA COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO DE CABO FRIO NESTA QUINTA-FEIRA (04)



EDUCAÇÃO PROMOVE PRIMEIRA REUNIÃO COM NOVOS GESTORES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS 

Posse das equipes diretivas será nesta sexta-feira (5)

Nesta sexta-feira (5), às 14h, no auditório da Ferlagos, acontece a posse oficial dos novos diretores das escolas da rede municipal de Cabo Frio, que atuarão no triênio 2018/2020. Com o objetivo de dar as boas-vindas aos novos gestores das unidades escolares, a Secretaria de Educação de Cabo Frio realizou, na tarde desta quarta-feira no auditório da Escola Municipal Professor Edilson Duarte, a primeira reunião com a nova equipe.

Durante o encontro, o secretário de Educação, Alessandro Teixeira, frisou que “é hora de iniciarmos um novo planejamento com a participação de todos, pois o caminho se faz caminhando. É fundamental que tenhamos diálogo para que nossos planos se concretizem. Acredito na rede pública de ensino porque sou oriundo dela. Algumas das nossas escolas estão em processo de reorganização e reestruturação, assim como a Secretaria de Educação. Estamos vivendo um momento diferente, com monitoramento de números e contas bancárias, que será compartilhado para que todos acompanhem a movimentação de entrada e aplicação de verbas”. 

Outra questão abordada durante a reunião foi a  importância dos gestores conhecerem bem o local em que trabalham. Não só a estrutura física e seu funcionamento, mas também a comunidade do entorno, os alunos, professores e funcionários. “É preciso que haja entrosamento para um bom relacionamento com todos”, reforçou Alessandro. Também ficou definido que, em janeiro, as escolas funcionarão no período das 8h às 12 horas para atendimento ao público.


FORTE SÃO MATEUS ATRAI CERCA DE 85 MIL VISITANTES EM UM ANO



Turistas de diferentes nacionalidades, além de estudantes de escolas públicas e privadas da região estiveram no monumento.


Muita história para contar e um acervo fotográfico permanente dos anos 40 e 50. Estas são algumas das atrações que moradores e turistas encontram no Forte São Mateus, um dos principais pontos turísticos de Cabo Frio. Localizado na Praia do Forte, o local recebeu quase 85 mil visitantes somente em 2017. Turistas de 17 nacionalidades, além de estudantes de 12 escolas públicas e privadas da região estiveram no monumento, erguido em 1618.

Entre os visitantes estrangeiros estavam americanos, alemães, australianos, canadenses, coreanos, espanhóis, holandeses, irlandeses, italianos, poloneses, portugueses, suecos, suíços, russos e os “hermanos” argentinos, chilenos e uruguaios. Além de alunos de Cabo Frio, estudantes de Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, São Gonçalo, Niterói e Rio de Janeiro também puderam conhecer uma pouco mais sobre a história da cidade. 

“Nossa meta primordial é fazer com que os nossos visitantes possam vivenciar a história de Cabo Frio. Nesse sentido, o Forte São Mateus, através de seu Espaço Cultural, conseguiu constituir, ao longo do ano de 2017, relações com todos os segmentos da sociedade. Para isso, buscamos sempre as parcerias também como forma de fomento na busca pela identidade cultural do povo cabo-friense”, avaliou o diretor do espaço, Evangelos Pagalidis. 

Com quatro séculos de histórias, o monumento abriga o Espaço Cultural do Forte São Mateus, que tem acervo fotográfico permanente dos anos 40 e 50 de Wolney Teixeira. Há também dois grandes painéis com fotos antigas de Cabo Frio; acervo de arte popular com miniaturas de embarcações; dois banners informativos sobre o Forte e um sobre a Fazenda Campos Novos, localizada em Tamoios, que conta a trajetória em nossa região dos índios que dão nome ao distrito. 

Há ainda o banner informativo “O Grande Cabo Frio”, ilustração gráfica sobre a Capitania Real de Cabo Frio, do início do século XVII, e seus desmembramentos que deram origem a 44 municípios do Estado do Rio. O mapa explica, através de uma linha cronológica, como esse processo aconteceu. 

Para visitar o Forte com o apoio de um guia é necessário agendar pelo email seculturacabofrio.fortesm@gmail.com, ou através do perfil do espaço no Facebook (www.facebook.com/espacoculturalfortesaomateus) ou ainda pelo telefone (22) 99223-5647. O Forte São Mateus está aberto diariamente para visitação das 9h às 18h. O endereço é Rua Almirante Barroso, s/nº, canto da Praia do Forte.

GUARDA CIVIL LEVA BLITZ EDUCATIVA PARA NOVOS PONTOS DE CABO FRIO 

Agentes estiveram na Avenida Teixeira e Souza nesta manhã

A Guarda Civil Municipal de Cabo Frio a campanha de conscientização do Programa "Por mais Paz no Trânsito" para mais um ponto da cidade. Nesta quarta-feira (3) os agentes estiveram na Avenida Teixeira e Souza, próximo à Auto Viação 1001, na altura do Braga. A campanha, que teve início no último dia 29, tem o objetivo de conscientizar turistas e moradores sobre o cuidado no trânsito.

De acordo com o diretor de Instrução e Ensino da corporação, Emmanoel Mônica Mattos, a blitz educativa auxilia na redução dos números de penalidades e multas.

“O objetivo dessa ação é conscientizar os condutores locais e turistas sobre as normas de sinalização de trânsito: quanto mais as pessoas conhecerem, menor o número de infrações”, afirmou ele.

A blitz educativa atua com distribuição de panfletos e alertas as infrações mais comuns nesta época do ano, como a não utilização do cinto de segurança, uso do celular enquanto dirige, entre outros. A iniciativa acontece nos pontos de maior movimentação da cidade, sempre de 8h às 12h. Ao longo da semana outras ruas e avenidas de vão receber os agentes, além do distrito de Tamoios.



PREFEITURA INTENSIFICA AÇÕES DE PROTEÇÃO AMBIENTAL NAS PRAIAS 

Estacionamentos irregulares, danos ao meio ambiente e ações desordenadas de barraqueiros e ambulantes serão tratadas com mais rigor

A partir de agora as ações da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade no ordenamento das praias de Cabo Frio serão intensificadas. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (3) após balanço das últimas ocorrências registradas. Situações como estacionamentos irregulares, danos ao meio ambiente e ações desordenadas de barraqueiros e ambulantes serão tratadas com mais rigor.

Desde o início da alta temporada a Secretaria, por meio da Coordenadoria do Meio Ambiente e da Guarda Marítima e Ambiental vem fazendo rondas diárias para evitar danos ambientais nas principais praias da cidade. 

Na Praia do Forte, por exemplo, a ronda é diária com o objetivo de evitar estacionamentos irregulares sobre as dunas, a circulação de veículos com mercadorias dos barraqueiros e os danos à vegetação nativa. Na área da Duna da Boa Vista, está sendo feito o trabalho de reposição da vegetação e reparo das cercas, danificadas por vândalos durante o réveillon.

As ações ganharam reforço através do incremento de 30 agentes e utilização de dois veículos da Coordenadoria do Meio Ambiente, resultando em autuações aos comerciantes, aplicação de multas e reboque de veículos, e serão ainda mais intensificadas. “Quando há condições do reboque chegar até o veículo, ele é levado para o depósito do Detran. Quando identificamos os motoristas, eles recebem as multas na hora”, informou o comandante da Guarda Marítima e Ambiental, Paulo Fernando Pinto Dias.

Nas Praias das Conchas e do Peró, e na Ilha do Japonês, estão sendo coibidos os abusos dos barraqueiros que invadem as áreas de Ipomeias (vegetação nativa, que ajuda a fixa a areia de praias e dunas), seja para facilitar o acesso às suas barracas, seja para o armazenamento de material. Também está sendo feito um trabalho de conscientização dos banhistas sobre as regras de utilização das praias.

“Queremos aproveitar para pedir a colaboração dos moradores e barraqueiros para que não só respeitem as regras de utilização das nossas praias, como também denunciem qualquer tipo de abuso que esteja sendo praticado. O caso dos flanelinhas que retiraram os mourões que cercam as dunas da Praia do Forte para fazer um estacionamento irregular, por exemplo, foi denunciado e evitado por um morador”, enfatizou o coordenador do Meio Ambiente, Eduardo Pimenta.

O secretário de Desenvolvimento, Cláudio Bastos, lamenta que boa parte dos problemas na Praia do Forte esteja sendo causado pelos próprios barraqueiros, e adverte que a fiscalização será ainda mais rigorosa. ”A partir desta quinta-feira (4) estaremos incrementando a fiscalização entre as regiões conhecidas como ‘placa das corujas’ até a altura do Hotel Caribe, onde os abusos estão sendo mais freqüentes. Já conversamos, já autuamos, e a partir de agora vamos cassar as autorizações de trabalho de quem insistir em desrespeitar as normas de utilização e trabalho na Praia”, enfatizou.

O telefone (22) 2645-7045 foi disponibilizado para o recebimento de qualquer denúncia que envolva a utilização das praias de Cabo Frio, desde estacionamentos irregulares, até irregularidades cometidas pelos barraqueiros.


Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS