VEJA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DA COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO DE CABO FRIO DESTA QUARTA-FEIRA (27)




CENTRO CULTURAL DO JARDIM ESPERANÇA OFERECE CAPOEIRA, ARTESANATO E MÚSICA 

Programação acontece às sextas e aos sábados, a partir das 19h30

Quem mora no Jardim Esperança terá diversão garantida nesta última semana de 2017. É que pelo menos três atividades do Centro Cultural Anderson Giga Byte seguem a todo vapor e sem intervalo: a capoeira, a feira de artesanato e a roda cultural. A programação acontece às sextas e sábados a partir das 19h30. Ao longo do ano, o espaço promoveu diversas ações e projetos que atraíram centenas de pessoas.

De acordo com o diretor do espaço, Léo Capone, as aulas de capoeira acontecem toda sexta-feira, às 19h30. Cerca de 50 pessoas participam da atividade, chegando a um público de mais de 200 pessoas no evento de mudança de corda.

Outra atração é a Feira de Artesanato, que acontece todo sábado, das 15h às 20h, com público rotativo de 500 visitantes. Ao todo 30 artesãs compõem o coletivo da feira, que segue com as atividades até o término do verão. Já a Roda Cultural é realizada toda sexta-feira, a partir das 19h30, com batalha de rap e street dance.

Reinaugurado em junho deste ano, o Espaço Cultural Anderson Giga Byte desenvolveu vários projetos com a comunidade do Jardim Esperança e bairros vizinhos. Além da capoeira, do artesanato e da roda cultural, foram promovidos cursos de teatro e um concurso de festival de pipas. Este último recebeu mais de 100 inscrições de crianças e jovens que realizaram uma disputa sem utilizar nenhum tipo de cortante na linha.

A Associação de Mulheres Artesãs, com cerca de 50 integrantes, participou ativamente das atividades de artesanato com manuseio de materiais reciclados como papelão, revistas, jornais, potes e garrafas de vidro. Elas também participaram de projeto social para arrecadação de alimentos não perecíveis que foram entregues a para a Igreja Católica do Jardim Esperança neste Natal. Houve ainda uma campanha de solidariedade para o Lar de Cidinha em que 19 idosos foram apadrinhados e receberam presentes. A entrega aconteceu no último sábado (23).

Outro projeto desenvolvido no espaço foi o “Fome de Saber”, que reciclou e grafitou cinco geladeiras retiradas do lixo e doadas. Os eletrodomésticos ganharam nova função: foram ocupados por livros que crianças, jovens e adultos puderam ler, presentear alguém, devolver ou ficar para si.

O Cinema na Praça, iniciado em outubro, também garantiu a diversão dos moradores do grande Jardim Esperança, atraindo cerca de 200 espectadores, muitos deles frequentando uma sala de cinema pela primeira vez. Ao todo foram exibidos três curta metragens, com distribuição de pipoca, balas, doces, picolés e churros.


SECRETARIA DE ESPORTE REALIZA REVIRAVOLTA EM 2017


Projetos socioesportivos e eventos marcam ano de retomada da SEMEL

O ano de 2017 é para ser comemorado pelo esporte de Cabo Frio. Ao iniciar o governo, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer encontrou um cenário de terra arrasada. Projetos sociais parados e poucos eventos acontecendo na cidade. Com muito trabalho o esporte cabo-friense evoluiu muito, e há a confiança de que 2018 será ainda melhor.

O ano começou com a limpeza e manutenção do Estádio Correão, que estava sem condição de receber torcedores: com laudos vencidos e até mesmo sem as mangueiras de incêndio, que haviam sido furtadas. Agora, o estádio foi liberado pelo Corpo de Bombeiros para jogos do Campeonato Carioca.

Os projetos socioesportivos voltaram a funcionar: o "Novo Cidadão", para crianças e adolescentes, e o "Vida Ativa", para maiores de 18 anos. Com núcleos em bairros da cidade, incluindo o distrito de Tamoios, o Novo Cidadão atende mil crianças em mais de 20 modalidades diferentes como futebol, futsal, vôlei, balé, artes marciais, ginástica, entre outros

O Vida Ativa também foi um sucesso e assiste a mais de 1.100 cidadãos. A zumba e a musculação são as modalidades mais procuradas pela população, mas o projeto conta ainda com artes marciais, handebol, balé, dentre outros esportes. Além disso, o “Praia Esporte” foi lançado em junho e oferece atividades gratuitas de treinamento funcional, alongamento, futevôlei,  beach tennis e vôlei em um espaço nobre na Praia do Forte.

A agenda de eventos voltou a ser movimentada. Em parceria com a Secretaria de Esporte diversas competições aconteceram em Cabo Frio, trazendo integração com o esporte local e aquecendo a economia com hospedagem, alimentação e também o comércio. O passeio ciclístico foi o primeiro evento realizado pela e contou com a participação de mais de 500 atletas.

A cidade recebeu três eventos universitários: o JUSE (Jogos Universitários de Saúde e Exatas), em abril, que reuniu mais de mil atletas em mais de seis modalidades, no masculino e feminino; e a dobradinha OLEF (Olimpíadas da Educação Física) e Humaníadas, com mais de 1,5 mil atletas. Há duas semanas foi a vez da Copa BR de Futsal de base, com mais de 40 times inscritos e três mil participantes entre atletas, comissão técnica e acompanhantes.

Cabo Frio foi sede também Estadual de Muay Thai, Judô e de Handebol. Além disso, a cidade recebeu inúmeras etapas de corrida como Circuito Night Run Lagos, Corrida e Caminhada da Universidade Federal Fluminense (UFF), a Short and Standard Triathlon Series (SSTS), e a maior delas, a Meia Maratona de Cabo Frio 21km. Diversos eventos de artes marciais foram realizados nos ginásios Alfredo Barreto, no Itajuru, e João Augusto, em Tamoios.

Um dos eventos mais tradicionais da cidade, o Torneio de Futebol do Dia do Trabalhador entre os servidores públicos municipais, foi novamente realizado no Correão.

Os campeonatos municipais tiveram apoio da Secretaria de Esporte e foram realizados com sucesso como o Municipal de Futebol de Campo “Cinquentão”, a Copa Tamoios, além do Campeonato Municipal de Futebol de Praia.

A ginástica cabo-friense foi destaque também no Campeonato Estadual e Sul-Americano. No Carioca, na Barra da Tijuca, sob o comando de Edson e Ana Paula, foram 18 medalhas conquistadas e a cidade ficou com o bronze entre todos os times. Já no Sul-Americano, Samyra Melo, de 13 anos, conquistou a medalha de prata representando Cabo Frio.  


Expectativa positiva para 2018


Para 2018 a expectativa é ainda maior com a ampliação dos projetos Novo Cidadão e Vida Ativa, da parceria com mais eventos para alavancar o esporte da cidade e apoio para as competições municipais. Um passo importante neste sentido foi a reativação do Conselho Municipal de Esportes, que será de fundamental importância para o futuro das modalidades na cidade. Além disso, o Secretário de Esportes, Átila Motta, acredita que serão liberados recursos do Governo Federal para a reforma do Ginásio Vivaldo Barreto, no Jardim Esperança.


"Avançamos muito este ano, mesmo em uma situação financeira bem difícil. Com muito trabalho de toda nossa equipe começamos a mudar o cenário que se encontrava o esporte cabo-friense, mas temos muito a fazer ainda. Estamos planejando 2018 para ser um ano ainda melhor, com mais eventos realizados, competições apoiadas e nossos projetos ampliados. Além disso, esperamos a verba do Governo Federal que já foi prometida para que o Ginásio Vivaldo Barreto seja reformado. Estamos confiantes que vamos ganhar mais essa área pública para que mais pessoas sejam atendidas e pratiquem esporte. O que não vai faltar é muito trabalho pra isso" finalizou.


3ª EDIÇÃO DO CURSO DE TEATRO E TV ENCERRA AS INSCRIÇÕES COM 78 CANDIDATOS 

A seleção será no dia 11 de janeiro de 2018

Foram encerradas as inscrições da 3ª edição do curso de Teatro e TV em Cabo Frio. Ao todo foram registrados 78 inscritos que irão passar por uma seleção no dia 11 de janeiro de 2018. O teste será realizado na subsede da Biblioteca Municipal Walter Nogueira, das 7h às 23h, por ordem de chegada, através de senhas.

O curso, que tem duração de cinco meses, classificará os 10 melhores concorrentes, mas todos os outros irão pontuar e aguardar para uma possível chamada até o segundo mês do ano. Os competidores serão avaliados através de um texto de interpretação que será enviado por e-mail. Caso algum inscrito ainda não tenha recebido o material, é necessário fazer a solicitação através do e-mail bibliotecamunicipalwn@gmail.com

De acordo com o diretor da biblioteca, Anderson Macleyves, o curso é feito por profissionais de artes cênicas e dá uma abertura para quem quer seguir carreira. “Apesar do curso não dar formação para ator ou atriz, ele é reconhecido e também dá uma base para os participantes. Além disso, existem os benefícios indiretos por trabalhar com a comunicação, expressão; atendendo a diversos profissionais que precisam se aperfeiçoar. É bom lembrar que o curso funcionará toda quinta-feira e todos os participantes terão certificados de conclusão do curso”, completou o diretor.


A subsede da Biblioteca fica localizada na Avenida América Central, nº 200, sala 01, em São Cristóvão. O funcionamento é de segunda à sexta-feira, de 8h às 18h. Para outras informações o contato pode ser feito através do telefone (22) 99951-7331 ou pelo e-mail bibliotecamunicipalwn@gmail.com


SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE COMBATE INVASÕES E PLANEJA MAIS AÇÕES PARA 2018

Ações recuperaram áreas degradadas e resgataram a importância do meio ambiente para Cabo Frio

Se depender da Coordenadoria de Meio Ambiente de Cabo Frio, 2018 será o ano da preservação. 2017 ainda nem acabou, mas os trabalhos para o próximo ano já estão em fase final de planejamento. E o foco já está definido: garantir que o Meio Ambiente seja a mola mestra da economia de Cabo Frio.

Para que o objetivo tenha sucesso a semente foi plantada durante todo este ano através de uma verdadeira força-tarefa que, em ações emergenciais, uniu agentes das coordenadorias de Meio Ambiente, Assuntos Fundiários e Posturas, todas vinculadas à secretaria de Desenvolvimento da Cidade.

Entre as primeiras providências de 2017, o coordenador de Meio Ambiente, Eduardo Pimenta, lembra que foram retomadas as Áreas de Proteção Ambiental – APAs – que viraram alvos dos grileiros através de parcelamentos irregulares das terras (loteamentos) com fins de ocupação residencial, principalmente na APA da Bacia do Rio São João, Pau Brasil e reserva Ambiental Municipal do Parque do Mico Leão Dourado, todas localizadas no Segundo Distrito de Cabo Frio.

Incursões diárias a esses locais resultaram em 22 ações de demolição de simulações de moradia e 32 de retomada de áreas públicas ou de proteção ambiental. Áreas como o Centro Hípico, Gleba 1, Rua da Torre e Sinagoga receberam maior atenção pelo fato da atuação dos grileiros ser mais antiga na região. Somente nesta área mais de 50 loteamentos irregulares foram destruídos com retirada de mourões e arame farpado, cerca de 80 simulações de moradia foram demolidas, e centenas de alicerces e paredes levados ao chão. Na maioria dos casos, os responsáveis pelos crimes não foram encontrados nos locais, mas houve pelo menos cinco flagrantes em que os criminosos foram autuados, multados e encaminhados à Delegacia.

Em outro tipo de ação, os agentes retiraram pessoas que estavam morando em barcos em plena Praia do Peró, acumulando lixo e objetos diversos no entorno da orla. As pessoas foram cadastradas e encaminhadas para programas sociais. O local foi limpo e voltou a ser utilizado por banhistas e turistas. Após o monitoramento e recuperação as áreas invadidas, começaram a ser aplicadas as chamadas “ações preventivas”, relativas à atuação humana que gera poluição e situações de risco.

Nesta categoria enquadram-se a implantação de um ponto de coleta de pneus usados, localizado na Rua dos Siris, em frente ao Clube Náutico, no bairro da Ogiva. Até o mês de outubro mais de 100 toneladas de pneus foram recolhidos e enviados para uma indústria de transformação, virando matéria prima para asfalto e cimento ecológicos.

A Coordenadoria do Meio Ambiente criou, também, os Ecopontos para coleta de óleo vegetal usado, distribuídos em vários locais no primeiro e segundo distritos de Cabo Frio, evitando o descarte irregular. O Morro do Telégrafo teve sua cobertura vegetal recuperada, com a utilização de espécies nativas e que impedem a propagação de incêndios florestais, além de contribuir para a restauração da fauna nativa. Cabo Frio também reativou o Conselho Municipal de Meio Ambiente, fundamental para a participação em convênios e programas ambientais que captam recursos para a área ambiental.

O apoio da Coordenadoria de Meio Ambiente também foi importante para que Cabo Frio se destacasse na Pesquisa Internacional para o Estudo e Preservação de Atuns, atuando junto às embarcações que fizeram a coleta de espécimes e municiando-as de uma Carta de Pesca exclusiva, elaborada pelo próprio Coordenador do Meio Ambiente, Eduardo Pimenta, e inexistente nos demais municípios brasileiros que participam da pesquisa. A ação inédita possibilitou a captura de um número recorde de atuns em poucos dias, acelerando de forma positiva o andamento dos trabalhos. 

A atuação dos agentes ambientais de Cabo Frio, principalmente da Guarda Marítima e Ambiental, foi fundamental para que o Defeso Total da Laguna de Araruama fosse respeitado. Somente na área dentro do município de Cabo Frio foram apreendidos mais de 10 quilômetros de redes com malhas irregulares, e quase 100 quilos de camarão e pescado capturados durante o defeso e distribuídos em comunidades carentes da cidade.

As atividades referentes à implantação do Programa Bandeira Azul, que visam à certificação da Praia do Peró como ponto turístico com recomendação internacional, continuam avançando com a recuperação vegetal da área urbana, cercamento dos locais mais ameaçados e conscientização e engajamento dos quiosqueiros, estudantes e moradores do local em relação às ações necessárias para a certificação.

A reativação do Horto Municipal e seu resgate como local de convívio social também foi uma das ações importantes na área ambiental em Cabo Frio. Além da reestruturação física, uma série de eventos movimentou o espaço com exposições de orquídeas, visitação guiada de alunos da rede municipal de ensino, e realização da Feira do Horto, com pequenos produtores de hortaliças e leguminosas, artesãos, fabricantes de cerveja artesanal, atrações recreativas para crianças e adultos, oficinas de plantio de mudas nativas, shows musicais e gastronomia internacional, que levaram cerca de dez mil pessoas de todas as idades ao Horto Municipal.

Veio do Horto Municipal, também, um presente para a comunidade ambiental de todo o Brasil: a descoberta de dois espécimes de Pavonea Alnifolia, planta típica de restingas, praticamente dizimada pela intensa especulação imobiliária nos anos 70 a 90 no estado do Rio de Janeiro. Atualmente, a planta está na “lista vermelha” das espécies ameaçadas de extinção e só há registros de suas presenças em áreas de proteção ambiental, em especial nas mais restritas à visitação pública, nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. A descoberta da Pavonea no Horto Municipal de Cabo Frio foi destaque em jornais do Estado e despertou interesse de diversos pesquisadores.


EMISSÃO DE ALVARÁ DIGITAL EM CABO FRIO É ADIADO PARA JANEIRO 

Serviço vai oferecer facilidade e rapidez na abertura e fechamento de empresas.

O serviço de emissão do alvará digital pela Prefeitura de Cabo Frio, feito pela Secretaria de Fazenda, só deve começar em janeiro. Inicialmente previsto para esta semana, a implantação oficial do serviço precisou ser adiada em virtude de impedimentos de agenda por parte de representantes da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), que na ocasião também vai inaugurar um posto de atendimento na cidade.

Com o novo serviço, a ideia é facilitar e agilizar a abertura de empresas em Cabo Frio, já que o alvará de funcionamento poderá ser emitido na hora, mediante apresentação de documentos por parte da empresa. A Jucerja, então, encaminha o cadastro para o Regin, que é o sistema que gerencia a emissão dos alvarás.

A Secretaria Municipal de Fazenda destaca que o sistema vale apenas para atividades que não impliquem em riscos para o meio ambiente, periculosidade ou em desacordo com a lei de zoneamento. Para qualquer outro ramo, a emissão é na hora. 

Vale lembrar que a Casa do Empreendedor, inaugurada em novembro deste ano, oferece todos os serviços relacionados à abertura e encerramento de empresas e abriga todas as Secretarias e órgãos envolvidos neste processo.  A Casa do Empreendedor está localizada ao lado da Câmara de Vereadores, no antigo prédio do arquivo municipal, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.


*Postagem foi reeditada as 14h.39min. para acréscimo de informações. 




Texto e arte e foto: Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Cabo Frio

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS