VEJA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DA COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO DE CABO FRIO DESTA TERÇA-FEIRA (26)



PRAÇA DA CIDADANIA RECEBE ESPETÁCULO CIRCENSE ATÉ SEGUNDA-FEIRA, (1º DE JANEIRO)

Apresentação integra o Projeto “Cultura do Amanhã”

O espaço Capoeira, na Praça da Cidadania, em Cabo Frio, está recebendo o Circo Coletivo Nopok até segunda-feira (1º de janeiro). As apresentações são gratuitas e acontecem das 20h às 22h. A companhia, formada pela dupla Daniel Poittevin e Fernando Nicolin, terá dois tipos de exibição: “Pocket - um espetáculo para todos os bolsos” e “Carrilhão”. A programação circense integra as atividades do Projeto “Cultura do Amanhã”.

Nopok foi criado em 2007 e se dedica à construção de uma linguagem própria dentro do universo do circo e da comicidade. A trajetória do grupo evidencia aspectos centrais para a construção de seu repertório de espetáculos e números, como a mistura de linguagens e de habilidades, o contato direto com o espectador e a capacidade de adaptar-se a diferentes espaços e ocasiões.

No show “Pocket: um espetáculo para todos os bolsos”, o grupo utiliza música, dança e comédia física na criação de cenas cômicas. O fio condutor dessa dramaturgia é a relação direta dos artistas com o público, sendo este um importante elemento no jogo estabelecido. A produção é de 2009.

O outro espetáculo, “Carrilhão”, é uma fusão das linguagens do circo e do teatro. A dupla de artistas se desdobra entre diversos personagens e narrativas, trazendo alegorias de diferentes culturas e épocas. Alguns números circenses ganham destaque, como a Parada de Mão, o Rola Rola e os Monociclos Altos.

“Integrado às atividades do Cultura do Amanhã, o grupo Nopok é recebido pela Secretaria de Cultura, podendo assim mostrar a arte do circo dentro da temática ‘Infância: Patrimônio da Humanidade’. As atividades culturais da Praça da Cidadania, com presença do ‘Cultura do Amanhã/Tenda Literária’, estão agora ordenadas no Espaço Capoeira, e o tanto o morador quanto o turista terá uma programação cultural de qualidade partilhada pelo coletivo de artistas voluntários que amam Cabo Frio: aulas, espetáculos e shows para cidadãos, familiares e visitantes”, destacou a diretora de Políticas Culturais, Susiane Borges.

O Projeto Cultura do Amanhã é uma realização da Secretaria de Cultura de Cabo Frio em parceria com o Ponto de Cultura “Infância: Patrimônio da Humanidade” (Fábrica de Música). As atividades que integram a programação começaram no último dia 22 de dezembro e seguem até o dia 05 de fevereiro, em três equipamentos culturais da cidade: Praça da Cidadania, Charitas e Solar dos Massa.

BIBLIOTECA MUNICIPAL RECEBE MAIS DE SEIS MIL VISITANTES EM 2017

Direção da subsede está preparando novidades para o próximo ano.

O ano 2017 foi intenso e gratificante para a equipe da subsede da Biblioteca Pública Municipal Professor Walter Nogueira, em São Cristóvão. Inaugurada oficialmente no dia 03 de maio, o local recebeu o total de 6.224 visitantes. Além de consultas e empréstimos de livros, o espaço também sediou 23 atividades entre cursos, ciclos de mini palestras, confraternizações, torneios oficinas, concursos e feiras literárias. Todas as atividades foram gratuitas. Para 2018, muitas novidades estão sendo preparadas pela direção da subsede, inclusive novos cursos livres profissionalizantes.

Ao longo deste ano foram realizados oito ciclos de mini palestras, que levaram conhecimento e benefícios à população nas áreas de saúde, segurança pública, ciência e educação, e quatro confraternizações: inauguração do espaço, comemoração do Dia do Folclore, e celebrações do Dia dos Avós e mês da Consciência Negra.

A subsede também realizou uma oficina de capacitação para professores; um torneio de damas; um concurso literário de halloween; uma feira literária infanto-juvenil, que contou com uma programação extensa em comemoração ao Dia das Crianças; e promoveu ainda um almoço chamado “Sopa de Letrinhas”, com letrinhas de macarrão do cardápio e contação de histórias.     


A biblioteca também beneficiou cerca de 190 pessoas que participaram de vários cursos, entre eles atendente de farmácia; teatro & tv, saxofone, violão, inglês e alongamento dinâmico. O espaço recebeu um fluxo total de 3.530 professores e estudantes de instituições agendadas.

O diretor, Anderson Macleyves, avaliou 2017 como um ano de muito trabalho e conquistas. “Apesar de todas as dificuldades, conseguimos realizar muitas atividades graças a parcerias com a iniciativa privada. Estamos confiantes que no próximo ano vamos melhorar ainda mais nossas programações”.  

Para 2018, Macleyves adianta que está preparando uma série de atividades, além das que já estão consolidadas. “Estamos preparando uma comemoração para o Dia do Bibliotecário, em março; a Semana Monteiro Lobato, em abril; e o 1º Concurso Literário Walter Nogueira, em maio, mês de aniversário da subsede; além do ingresso de alguns cursos livres profissionalizantes na grade da biblioteca”.

O diretor contou ainda que as inscrições para os cursos vão começar a partir de janeiro e o início das aulas após o Carnaval. A divulgação será no site da Prefeitura (www.cabofrio.rj.gov.br) e nas redes sociais oficiais do governo e da própria biblioteca.

A subsede da Biblioteca fica localizada na Avenida América Central, nº 200, sala 01, em São Cristóvão. O funcionamento é de segunda à sexta-feira, de 8h às 18h. Para outras informações o contato pode ser feito através do telefone (22) 9.9951-7331 ou pelo e-mail bibliotecamunicipalwn@gmail.com

SAÚDE BÁSICA E ESFs SÃO REESTRUTURADAS E FECHAM ANO COM MAIS DE 85 MIL ATENDIMENTOS 

Unidades apresentavam diversos problemas graves no início do ano.

Os atendimentos básicos de saúde, oferecidos nos diversos bairros de Cabo Frio pelas unidades de Estratégia da Saúde da Família (ESF) e Unidade Básica de Saúde Tradicional (UBS) foram retomados após restabelecimento de funcionários, infraestrutura e equipamentos. As unidades apresentavam diversos problemas graves no início do ano devido ao abandono do governo anterior.

“Encontramos diversas unidades com suspensão temporária dos atendimentos e com corte de água e luz, necessitando de reformas e reparos como pintura, construção de recursos de acessibilidade, assim como falta de material permanente, de uso diário, de medicamentos e sucateamento de outros”, disse um dos coordenadores da Atenção Básica e Estratégia Saúde da Família, Paulo Henrique Freitas.

Um dos problemas encontrados foi a falta de médicos nas unidades. Das 36 equipes de ESFs, apenas 18 contavam com o profissional. Atualmente todas estão com o quadro de funcionários completos. “Os profissionais remanescentes foram convocados. Também fizemos reposição dos profissionais médicos através do recebimento de currículos, apreciação e avaliação dos mesmos”, relatou Paulo Henrique.

Além de todo o trabalho de reestruturação, foi realizada ainda, uma série de treinamentos e capacitações de assuntos como imunização, Teste Rápido Diagnóstico (TRD), Planejamento Familiar, ECG, Saúde do Trabalhador/ Notificação de Acidentes de Trabalho, Saúde Mental, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, entre outros.

“Com a visita periódica nas unidades pudemos melhorar o mapeamento e redefinição das áreas e identificação de riscos e agravos, além de inspecionar o trabalho centrado no desenvolvimento pessoal”, informou o coordenador.

Qualidade em números
As EFSs e UBSs realizam atendimentos nos bairros, disponibilizando exames preventivos, confecção de curativos, vacinação, encaminhamentos aos especialistas e demais atendimentos básicos. De janeiro a outubro deste ano, foram realizados mais de 85 mil atendimentos entre consultas médicas, atendimento de enfermagem, assistência domiciliar e realização de pré-natal.

Metas para 2018.

Através dos desafios encontrados neste ano, a coordenação da Atenção Básica e Estratégia Saúde da Família já tem o planejamento de metas para 2018. O objetivo da coordenação é ampliar ainda mais os serviços prestados, com aumento de equipes e do percentual de cobertura dos assistidos, além da educação permanente para equipe técnica, extensiva à administrativa e apoio. 


Att.

Coordenadoria de Comunicação de Cabo Frio. 

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS