ASSEMBLEIA SINDICAL APROVA CONTINUIDADE DE GREVE, VAMOS RELEMBRAR TODO ESSE IMBRÓGLIO SINDICAL



O Sepe Lagos representante legal dos funcionários da Educação na Região dos Lagos realizou no início da noite desta sexta-feira (22), mais uma Assembleia Extraordinária. 

Assembleia que foi realizada na Escola Municipal Professor Edilson Duarte, bairro Jardim Caiçara. Quando foi aprovada a continuidade da greve da categoria, já ficando agendada uma série de ações.

Veja abaixo agenda de ações sindicais para a próxima semana:

- Panfletagem na segunda-feira, dia 25, às 8h, no Largo Santo Antônio;

- Vigília no Ministério Público (Leste Shopping) na quarta-feira, dia 27, seguida de assembleia no Miguel Couto. O horário de início será divulgado em nossa página.



Vamos relembrar ações deste movimento grevista que já se arrasta por aproximadamente 15 dias?

Dois dos maiores sindicatos de funcionários públicos municipais – Sindicaf e SindSaúde – resolveram declarar guerra ao governo municipal de Cabo Frio, após o decreto editado pelo prefeito Marquinho Mendes (PMDB) no dia 02 de Setembro 2017,  "sábado", que restringe o pagamento de adicionais e gratificações e corta as horas-extras de grande parte do funcionalismo, sob a alegação de crise financeira e queda na arrecadação. 

No dia 13, "quarta-feira", após os representantes sindicais  do funcionalismo público municipal de Cabo Frio  participarem do Programa Amaury Valério (foto), para informar a população cabo-friense sobre os motivos das revindicações que levaram a greve e as decisões a ser realizadas pelos movimentos sindicais. Logo em seguida um grupo de representantes da direção do Sepe Lagos entraram na prefeitura, com o intuito de encontrar pessoalmente o prefeito, porém, o mesmo não foi encontrado, os representantes foram informados que Marquinhos só chega no seu escritório depois das 11:30 horas.

No dia 14, quinta-feira O Sepe Lagos uniu forças com outros sindicatos municipais (SindSaúde, AFM e Sindicaf) e realizaram um ato no Largo Santo Antônio (foto), realizando em seguida uma caminhada até a sede da prefeitura para sensibilizar a população local sobre as péssimas condições de trabalho dos servidores e os atrasos salarias. Ao anoitecer os representantes sindicais acompanharam a Sessão da Câmara de Vereadores. 

No dia 15, sexta-feira, foi aprovada em assembleia no Edilson Duarte (foto), a continuidade da greve da educação. Na ocasião, também foi aprovada a unificação dos atos com a saúde. 

Confira o calendário de luta que foi aprovado na referida assembleia:

- 18/09 (segunda-feira), às 9h, ato em frente à prefeitura de Cabo Frio, passeata pelas ruas da cidade até o Largo Santo Antônio.

- 19/09 (terça-feira), às 18h, acompanhamento da sessão na Câmara Municipal; 

- 20/09 (quarta-feira), às 18h, assembleia da educação no Edilson Duarte.


Dia 18, segunda-feira após ato em frente à prefeitura de Cabo as direções dos sindicatos unificados anteciparam a assembleia extraordinária que estava agendada para o dia 20 quarta-feira para às 18 horas da referida data. Devido o prefeito ter pago alguns funcionários e outra parte dos profissionais continua sem salário. Em uma demonstração de união foi aprovado a continuidade da greve. Quando foi postado na pagina do Facebook da Sepe Lagos a seguinte justificativa: 

"Pois hoje um profissional pode ter recebido parte do salário, mas mês que vem poderá ficar sem nada. É roleta russa. 

Querem desmoralizar a categoria e esse golpe baixo do prefeito e sua turminha não irá colar! Nós não lutamos somente pelo salário em si, mas sim por todos os nossos direitos, que estão sendo negados, jogados no lixo!

Por que é tão difícil respeitar um profissional dando o que lhe é de direito? Cabo Frio tem dinheiro para pagar todo mundo e nós sabemos muito bem disso. 

A nossa luta continua e permanecerá nas ruas!"

No dia 20, já com unificação dos atos sindicais desfeitos os sindicatos realizaram assembleia em separados, com as seguintes decisões aprovadas:
  
Sepe Lagos decidiu pela continuidade da greve e  vigília nesta quinta-feira às 16h, em frente ao Ministério Público, localizado no Leste Shopping (Rua Francisco Mendes). Na ocasião, o prefeito deverá prestar contas sobre as finanças do município. Com uma Assembleia Geral já agendada para a próxima sexta-feira (22), às 18h com local a definir. O SindSaúde decidiu, em assembleia por votação, pela suspensão da greve, permanecendo apenas o "estado de greve" até o 5º dia útil do mês, caso não haja o pagamento.

No dia 21, devido o Ministério Público ter convocado o prefeito Marquinho Mendes e o Sepe Lagos para discutir a questão da greve da categoria (foto). A reunião começou por volta das 17h. O prefeito Marcos da Rocha Mendes falou, durante todo o tempo, que não tinha dinheiro para nada. 

A promotora Drª. Luciana fez vários questionamentos ao chefe do Executivo. Entre eles: verba do Fundeb, investimento dos 25% na Educação e quem administrava os recursos. O secretário de Fazenda, Clésio Guimarães, informou que a ordenadora de despesas era a secretária de Educação, Laura Barreto; só que, anteriormente, a mesma disse que não tinha controle do banco, da conta bancária. 

O prefeito se comprometeu a passar todas as contas para a secretária de Educação e a abrir uma conta para depositar os 25% que devem ser destinados à Educação. Atualmente, segundo o secretário de Fazenda, são investidos 18%.

Uma nova reunião foi marcada para a próxima quarta-feira (27), pois o prefeito precisou sair. Sobre a questão da diferença salarial dos contratados e o décimo 13º de 2015, a secretária de Educação disse que vai se reunir com o prefeito amanhã e apresentará uma proposta à categoria antes da assembleia.

A promotora deixou claro que o MP estará ao lado da categoria para que todo o dinheiro destinado à Educação seja realmente investido na área.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS