PROJETO CAMINHOS DA HISTÓRIA EXALTA CENTRO HISTÓRICO DE CABO FRIO
O evento reuniu 50 jovens e adultos em caminhada cultura.
Aconteceu no último sábado (17) a primeira edição do projeto Caminhos da História. A caminhada contou com a participação de cerca 50 pessoas. O grupo percorreu a pé, durante três horas, todo complexo histórico da área central de Cabo Frio (foto). A riqueza histórica e cultural foi contada pelos alunos e professores do curso de graduação e pós-graduação em História da Universidade Estácio de Sá, através dos monumentos e pontos históricos da cidade por onde passavam.
O marco zero da caminhada foi o Cruzeiro do Convento Nossa Senhora dos Anjos, seguindo para o Morro da Guia, Palácio das Águias na Rua Érico Coelho, Solar dos Massa, Praça Dom Pedro II e Praça Porto Rocha, Charitas e Largo São Benedito, terminando no Forte São Matheus.
O projeto faz parte de uma parceria entre a Secretaria de Cultura e o curso de História da Universidade Estácio de Sá, que juntas criaram o Núcleo de Estudos Históricos, que prevê diversas ações voltadas para a educação histórica e patrimonial. O núcleo contará também com uma exposição permanente chamada “Janelas da História”, na qual a riqueza cultural e histórica de Cabo Frio será colocada em evidência.
O Núcleo de Estudos Históricos e a exposição “Janelas da História” serão instalados no histórico prédio do Solar dos Massa e contará com professores e estudantes da universidade.
O Solar dos Massa fica localizado na Praça Dom Pedro II, no centro de Cabo Frio, próximo a Praça Porto Rocha.
****************
Texto e foto: Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Cabo Frio.
Comentários