ASSISTÊNCIA SOCIAL DE CABO FRIO PARTICIPA DO XIX ENCONTRO NACIONAL DE GESTORES DA ÁREA




Evento trata do "Plano Decenal de Assistência Social: Compromisso na Defesa dos Direitos e na Efetivação do Suas”


O Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) promove o XIX Encontro, em Porto Seguro, entre os dias 19 e 21 de junho, com um público estimado em 3.500 pessoas entre gestores, trabalhadores e representantes de Assistência Social de todo Brasil. O tema do encontro é “Plano Decenal de Assistência Social: Compromisso na Defesa dos Direitos e na Efetivação do Suas”. A Secretaria de Assistência Social de Cabo Frio participa com duas representantes: Rosana Moreira, diretora do Departamento de Proteção Social Básica, e Rosana Miranda, diretora do Departamento de Proteção Social Especial. As representantes do município estão responsáveis por colher informações a serem replicadas para suas respectivas equipes.   

"Neste encontro podemos discutir e operacionalizar todos os canais e interfaces do que se refere à gestão de toda a Assistência Social, em todas as suas esferas, com o passo a passo de tudo que é disponibilizado pelos entes federados. Por esse motivo, é primordial a Assistência enviar representantes, para a atualização das informações", disse Rosana Miranda.

A programação desses dois primeiros dias inclui oficinas com os seguintes enfoques: Gestão Orçamentária e Financeira; Programa Primeira Infância no SUAS; Diagnóstico Socioterritorial e a elaboração dos Planos Plurianuais de Assistência Social; Trabalho Social com Famílias no SUAS; Sistemas de Informação do SUAS: instrumentos para qualificação da gestão, dos serviços e dos programas;  Cadastro Único e Benefício de Prestação Continuada;  Gestão do Programa Bolsa Família; Gestão dos Benefícios eventuais; Medidas Socioeducativas em Meio Aberto; Controle Social e o fortalecimento da participação social e dos conselhos de assistência social; Alternativas e experiências de regionalização dos serviços de proteção especial; A Rede Socioassistencial privada e o novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil; Gestão do SUAS em âmbito municipal; Adequação das legislações locais ao SUAS; Preparação para o mundo do trabalho no Programa Acessuas Trabalho; O trabalho social com crianças e adolescentes em situação de rua; Implantação e estruturação da Vigilância Socioassistencial.

No terceiro e último dia, serão apresentados quatro painéis seguidos de debates, com os temas: “Os múltiplos olhares das gestões municipais de cada região do Brasil sobre entraves e desafios à consolidação do SUAS e efetivação do Plano Decenal” (documento síntese dos grupos de trabalho realizados nos Encontro Regionais); “O atual Regime Fiscal e suas implicações no cofinanciamento do SUAS e no cumprimento das metas do Plano Decenal”; “Interlocução do Suas/Sinase/Sistema de Justiça e Sistema e Garantia de Direitos”  e  “Gestão do Trabalho no Suas: desafios e perspectivas”. Nesse dia, haverá ainda a Assembleia do CONGEMAS e Mesas Redondas com os temas: “SUAS e as Diversidades Regionais” e “Abordagens Intersetoriais e territoriais no enfrentamento das desigualdades”. 



******************



Texto e foto: Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Cabo Frio. 

Comentários

Veja os dez post mais visitados nos últimos sete dias