UVA REALIZA EVENTO COM DOCUMENTÁRIOS PRODUZIDOS PELO CORPO DISCENTE DO CAMPUS ESCOLA CABO FRIO

Mesa  composta pelos cineasta Milton Alencar Júnior,  fotógrafa Bruna Pozzebon, jornalista Walmor Freitas,e o professor Daniel Paes. 



Curtaí apresenta produção acadêmica da disciplina Oficina de Comunicação.

Os filmes produzidos por alunos de Comunicação Social da Universidade Veiga de Almeida (UVA), campus Cabo Frio, durante o semestre, na disciplina Oficina de Comunicação, ministrada pelos professores Daniel Paes e Paula Guaraldo, foram apresentados à comunidade acadêmica nesta quarta-feira (14), em sessão especial realizada no auditório principal. Os filmes foram exibidos na terceira edição do Curtaí, que contou com a presença do cineasta Milton Alencar Júnior, do jornalista Walmor Freitas e da fotógrafa Bruna Pozzebon.

A diversidade de temas, na opinião do professor Daniel Paes, foi o grande diferencial desta edição. Lendas urbanas que povoam o imaginário coletivo dos cabistas, o universo dos animais abandonados e o trabalho dos protetores, os desafios da cultura e produção artística local, o mundo dos nerds brasileiros e o turismo, sob a ótica dos trabalhadores do setor, foram abordados pelos estudantes, em filmes de cerca de 15 minutos. Para o professor, o formato documentário facilita a realização dos projetos, desafiando os autores a levarem ideias originais para as telas.

Daniel explica que os filmes foram “burilados no coletivo”, pois os grupos participaram de todo o processo, num “laboratório público para pensar no melhor resultado”. Para o professor, a mostra é o grande prêmio para os estudantes, que têm a oportunidade de expor o trabalho para o público, debatendo com profissionais da área questões como a escolha dos temas e como foram abordados. O jornalista Walmor Freitas aprovou a iniciativa. “Muito bom ver a produção de gente que quer fazer diferente”, destacou Walmor.

“A universidade é um espaço propício para esse tipo de discussão, a exemplo do que acontece com o ConheCinema. Queremos que se torne tradição”, destaca o professor. A edição passada, realizada em julho, também usou o formato documentário. Já a primeira edição, sob a coordenação da professora Heloíza Reis, abordou o gênero ficção.

*************

Att,

Andréa Luiza Collet Assistente de Comunicação 
Marketing, Relações Institucionais & Serviços ao Aluno.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS