INOVA FISIO UVA ESTREIA COM AUDITÓRIO LOTADO




Sábado de manhã com sol, dá praia. Só que esta não foi a primeira opção de cerca de 130 universitários e fisioterapeutas da Região dos Lagos. Eles trocaram a manhã de lazer e diversão pelo conhecimento, agregando valor à profissão, na primeira edição do Inova Fisio UVA, que contou com a presença dos fisioterapeutas Philippe Souchard, criador do método da Reeducação Postural Global (RPG), e Alex Evangelista, da Seleção Brasileira de Futebol e chefe do departamento de saúde do Clube de Regatas Vasco da Gama. O evento é uma iniciativa do curso de Fisioterapia da Universidade Veiga de Almeida (UVA), aberto à comunidade em geral.


O esporte de alto rendimento possibilitou aos fisioterapeutas desportivos uma janela na mídia sem precedentes, o que aumenta a responsabilidade dos profissionais de apresentarem a profissão à sociedade, na avaliação de Alex Evangelista (foto), no ramo há mais de 20 anos. Para ele, trabalhar no segmento desportivo exige dos profissionais a capacidade de trabalhar em equipes transdisciplinares, além de um profundo conhecimento técnico e abdicar de momentos de descanso e lazer, principalmente nos fins de semana. Alex Evangelista diz que a profissão ganhou respeito nos últimos anos, passando a ocupar espaços que antes eram exclusivos da classe médica, além dos ganhos de remuneração. Aos futuros profissionais que almejam seguir carreira neste segmento, a regra é simples: “dedicação e muito estudo”, enfatiza o fisioterapeuta, dizendo que o aperfeiçoamento é necessário, bem como a visão generalista.


Philippe Souchard (foto), que desenvolveu o conceito da RPG na década de 1980, apresentou um pouco da origem do método, sua base científica e aplicações, além do aprimoramento ocorrido desde que foi criado. O método, presente em 18 países, é praticado por mais de 22 mil profissionais. Souchard diz que o número cada vez maior de pessoas com queixas de dor, a faixa etária que está alargando e a gravidade das lesões são preocupantes. Para ele, as facilidades da vida moderna têm contribuído para o surgimento e agravamento de patologias da coluna, especialmente pelos movimentos repetitivos, estresse e sedentarismo. “A prevenção é fundamental e a fisioterapia pode contribuir para resultados extraordinários”, enfatiza. Souchard destaca práticas como a ginástica laboral para a melhora da postura dos indivíduos e da qualidade de vida.

O coordenador do curso, professor José Luis de Magalhães Martins Junior, atribuiu o sucesso do evento ao empenho e dedicação dos professores Cláudio Barros Queiroz e Jober Garcia Guimarães, que desenvolveram o projeto e acertaram no convite dos palestrantes. “Também foi gratificante ver a participação ativa dos nossos alunos e também tivemos a presença de vários egressos, profissionais da região e alguns alunos de outras instituições”, acrescenta o coordenador.


******************

Att,


Andréa Luiza Collet Assistente de Comunicação 
Marketing, Relações Institucionais & Serviços ao Aluno. 

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS