POLÍTICA - PÂNICO EM BRASÍLIA: "CUNHA CONTRATA CRIMINALISTA ESPECIALISTA EM DELAÇÃO PREMIADA"

O advogado Marlus Arns de Oliveira embora tenha sido responsável por duas delações premiadas na Lava Jato, faz críticas a esse tipo de acordo. Fotógrafo Henry Milleo/Gazeta do Povo.



A prisão do ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB) pode ter uma reviravolta nos próximos dias. A novidade é que Cunha contratou ontem, após ser preso, o escritório do criminalista Marlus Arns de Oliveira.



De acordo com a Revista Veja, Arns atuou na Operação Lava Jato na costura dos primeiros acordos de delação premiada de empreiteiros enrolados no petrolão.

Com 24 anos de profissão, o advogado Marlus Arns de Oliveira passou a ter repercussão nacional em 2015, quando foi o responsável pelos acordos de colaboração premiada de dois ex-executivos da construtora Camargo Correa no âmbito da Operação Lava Jato.

Depois de quatro meses presos, Dalton Avancini e Eduardo Leite deixaram a carceragem da Polícia Federal em Curitiba para cumprir prisão domiciliar. 

Com um perfil discreto e moderado, o advogado Marlus Arns de Oliveira afirma que ainda tem algumas ressalvas em relação ao instituto da colaboração premiada. A decisão pelos acordos, porém, pode ser explicada por outro traço na personalidade de Oliveira: a inovação. E foi por não ter medo de novidades que em 1997 ele decidiu começar a estudar Direito Penal Econômico.

“A corrente majoritária na época era contrária à existência do Direito Penal Econômico. Havia severas críticas, os criminalistas entendendo, como os antigos entendem hoje, que a delação não deveria vingar, que não existiria o Direito Penal Econômico.

Aí que eu fui descobrir o que era, como funcionava. E coincidiu na época de nós termos o início de processos que envolviam empresas, os dirigentes dessas empresas”, conta o advogado.

A primeira atuação na área foi no caso Banestado, em 2003. De lá para cá, Oliveira já atuou em quase todas as operações da Polícia Federal no Paraná e em casos em outros estados.


Arns já integrava a banca de defesa da jornalista Cláudia Cruz, esposa de Cunha, e agora passa a defender o casal.

De imediato, Marlus Arns atuará no atendimento das necessidades do ex-deputado Eduardo Cunha, como material de higiene pessoal, e na redação do habeas corpus a ser apresentado no Tribunal Regional Federal da 4ª Região.


Fonte: Política ao minuto / Gazeta do Povo.  

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS