MAIS UM TEXTO REFLEXIVO DO REVERENDO LUIZ CARLOS CORRÊA DA IGREJA PRESBITERIANA DE CABO FRIO

Reverendo Luiz Carlos Corrêa (foto), arquivo do Blog Álvaro Neves "O Eterno Aprendiz."



O Blog Álvaro Neves "O Eterno Aprendiz" traz para os amigos internautas, mais um texto escrito pelo Reverendo Luiz Carlos Corrêa da Igreja Presbiteriana de Cabo Frio. Texto esse alicerçado e inspirados nas Escrituras Sagrada ou seja "Na palavra de Deus", para a nossa reflexão. 

Vamos ao texto: 


Como dever ser o comportamento cristão diante das ofensas, agressões e injustiças que sofremos? Nas Bem-aventuranças, Jesus ensina duas coisas: 

1) Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; 

2) Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. 

Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós.” A visão do Senhor Jesus é radicalmente diferente da lei do Talião, das posturas que assumimos diante das perseguições e ofensas injustas que sofremos.

Em vez de odiar o nosso inimigo temos que amá-lo, e orar e abençoá-lo.  Por que temos e devemos de fazer assim? Jesus diz: “Sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai Celeste.” Ele nos amou quando erámos inimigos e o ofendíamos continuamente. Se somos seus filhos, devemos proceder da mesma forma.

O Novo Testamento é bem claro quanto a nossa atitude e comportamento diante dos problemas de relacionamentos com as pessoas. Apóstolo Paulo em Romanos 12 apresenta algumas recomendações que devemos seguir e obedecer: 

a) Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer  o bem perante  todos os homens; 

b) Se possível, quando depender de vós, tende paz com todos os homens; 

c) Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar a ira; porque está escrito:  A mim me pertence a vingança; eu retribuirei, diz o Senhor;

d) Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de  comer; ser tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás  brasas vivas sobre a sua cabeça; 

e) Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.
Apóstolo Pedro em sua primeira carta, ele  chama a nossa atenção, dizendo: “não pagando mal por mal ou injuria por injuria; antes, pelo contrário, bendizendo, pois para isto mesmo fostes chamados, a fim de receberdes bênção por herança.” Realçando a nossa postura e conduta como cristãos, ele diz: 

“porque isto é grato, que alguém suporte tristezas, sofrendo injustamente, por motivo de sua consciência para com Deus. Pois que glória há, se, pecando e sendo esbofeteados por isso, o suportais com paciência? 

Se, entretanto, quando praticais o bem, sois afligidos e o suportais com paciência, isto é grato a Deus. Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos."
A questão é: Temos seguido o modelo de comportamento ensinado nas Escrituras. Ou para nós o que vale é ainda a lei de talião, a lei da retaliação, do bateu levou? 



Pense e reflita diante de Deus em oração.


Rev. Luiz Carlos

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS