VÍDEO - FHC AO CONCEDER UMA ENTREVISTA AFIRMA: "O CONGRESSO PODE TER APROVADO O IMPEACHMENT DE FORMA OPORTUNISTA"

  Foto: "Ex-presidente FHC deu entrevista exibida neste final de semana à emissora Al Jazeera do Catar."



Congresso pode ter aprovado impeachment de forma oportunista, diz FHC em entrevista a Al Jazeera.


Questionado por entrevistador se líderes do processo de impeachment contra Dilma teriam credibilidade para cassá-la, ex-presidente tergiversou e disse que campanha para impedimento 'veio do povo'.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) deu uma entrevista à emissora Al Jazeera, do Qatar, que foi transmitida no último sábado (02/07), sobre o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Ele diz que a "campanha [pelo impedimento] veio do povo, das massas nas ruas, não do Congresso", mas que este "pode o ter aprovado de forma oportunista".

Ao ser perguntado pelo âncora Mehdi Hassan se Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente afastado da Câmara dos Deputados; Waldir Maranhão (PP-BA), presidente interino da Casa; Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado; e o presidente interino Michel Temer (PMDB-SP), envolvidos em escândalos de corrupção, teriam credibilidade para votar o impeachment de Dilma, Fernando Henrique diz que os motivos que levaram o PMDB a retirar o apoio à atual presidente afastada "são diferentes" dos motivos pelos quais ele apoia o impeachment. Sem responder diretamente à pergunta, mesmo com a insistência do apresentador, o ex-presidente disse que eles "não lideraram campanha pelo 'impeachment'". 

Questionado pelo jornalista o motivo pelo qual Dilma estaria errada em dizer que sofreu "um golpe", o ex-presidente respondeu que ela agrediu "a Constituição em questões fiscais e usando dinheiro sem autorização do Congresso". "Este não é um crime no sentido do Código Penal, é um crime contra a Constituição. É um crime político", disse.

Em seguida, o apresentador afirma que o próprio Fernando Henrique "fez isso quando presidente, por volta de 2001-2002". "Você é acusado de pedalar em torno de US$ 300 milhões ao ano, em termos das taxas de câmbio de hoje", diz. Em resposta, Fernando Henrique diz que, em seu governo, aprovou a "lei fiscal" (Lei de Responsabilidade Fiscal). "No meu caso, a nova lei foi durante o meu governo, em 2001, a chamada lei fiscal, por isso, nos ajustamos à nova lei. Portanto, adiamos pagamentos de dois ou três milhões de dólares, mas, agora, estamos nos referindo a 14, 16, 20 bilhões de dólares. É bem diferente".

* O que vem a ser a emissora de televisão Al Jazira:  Al Jazira (também conhecida pela transliteração inglesa Al Jazeera; em árabe: الجزيرة, transl. Al-Djazīra; em português, literalmente, "A Península",[1] por referência à Península Arábica) é a maior emissora de televisão jornalística do Catar e a mais importante rede de televisão do mundo árabe.[2] Sediada em Doha, transmite em língua árabe e inglês.

Criada em 1996 por Hamad bin Khalifa Al Thani, emir do Catar, no intuito de transformar seu pequeno país em centro cultural da região, Al Jazira iniciou suas transmissões em 1º de novembro daquele ano e logo se destacou por alcançar um nível de liberdade de expressão e de oposição raramente visto no mundo árabe, acostumado a uma mídia controlada e dócil, mera porta-voz de comunicados oficiais.


Veja o vídeo: 








Fonte: Opera Mindi. 

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS