COM A PALAVRA O ETERNO APRENDIZ: "A POPULAÇÃO DO ARAÇÁ DE TANTO APANHAR, APRENDEU A DESCONFIAR E PROTESTAR"






Neste final de semana ao fazer a cobertura para o meu blog da reunião realizada pela comunidade do bairro Araçá, implementada pelo presidente da Associação dos Remanescentes do Quilombola, Maria Romana; senhor Lamiel Barreto. Que contou com a participação do prefeito Alair Corrêa. 

Foto: Colaboração Sub-prefeito de Tamoios e jornalista Cesar Pinho. 


Pude conhecer e observar a sofrida e abandonada Zona Rural de Cabo Frio; com suas ruas de terras batidas e suas casas de construções singelas; com seus terrenos capinados para o plantio de hortaliças e plantações rasteiras. Uma população que mediante as dificuldades do dia a dia, alimentados pelos anos de abandono do Poder Público. Criaram para si um vasto campo protetor ao seu derredor, que repele agentes políticos, sem histórias politicas, sem trabalho e compromissado com as dificuldades apresentadas pela comunidade. 

De tanto ouvir falsas promessas de agentes políticos que só os visitam em períodos eleitorais, aprenderam a se organizarem para lutar por melhorias dentro de uma visão globalizada e participativa, tornando-se indiferentes às posturas dos líderes carismáticos perfeitos e suas soluções mirabolantes. 



Dentro dos grupos organizados pude observar que são formados em sua grande maioria  por rostos navalhados pelo tempo, olhares que apesar de demonstrarem cansaço se mantém vivaz. Que ao se manifestarem, foram observados pelos olhares atentos dos mais jovens, sedentos por praças públicas, escolas e por mais dignidade. Jovens que pouco se manifestaram mas, a tudo observavam e tiravam para si conclusões e ensinamentos. Esse foi o cenário encontrado pelo prefeito Alair Corrêa, que ao termino de sua fala e de uma postura olho no olho saiu aplaudido e ovacionada pelos participantes da reunião. 


 Por: Álvaro Neves.




Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS