HCE DISTRIBUI KITS PARA TRATAMENTO DO ZIKA VÍRUS



Pacientes que chegam ao Hospital Central de Emergência (HCE), localizado em São Cristóvão, estão recebendo um kit com saquinhos para vômito, dipirona, paracetamol e soro oral, para levar para casa. Só nas últimas 24 horas foram distribuídos 400 kits. Segundo a administradora do HCE, Adriana Carvalho Rodrigues, todos os pacientes recebem os kits.       
            
- O soro funciona como um reidratante. Já a dipirona e o paracetamol devem ser utilizados em caso de dor ou febre. Nós orientamos que caso as pessoas apresentarem os sintomas da doença procurem a unidade de saúde mais próxima, até porque devido à epidemia, os casos devem ser notificados para controle da doença. Mas esses kits podem auxiliar no tratamento em casa, disse Adriana.
            
Especialistas alertam que não há vacina nem tratamento específico para a doença. Os casos devem ser tratados com o uso de paracetamol ou dipirona para controle da febre e da dor. Assim como na dengue, o uso de ácido acetilsalicílico (aspirina) deve ser evitado por causa do risco aumentado de hemorragias. A médica Silvia Gouvêa, que estava de plantão na unidade de saúde nesta segunda-feira disse que a aceitação dos pacientes foi positiva.
            
- A aceitação dos pacientes tem sido muito boa. Todos os pacientes atendidos no meu plantão gostaram da iniciativa. Com o kit não precisam comprar remédios e podem fazer uma reidratação em casa, explicou a médica.
            
Os principais sintomas da doença provocada pelo vírus da zika são febre intermitente, erupções na pele, coceira e dor muscular. A evolução costuma ser benigna e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente em um período de 3 até 7 dias. O quadro de zika é muito menos agressivo que o da dengue, por exemplo.
            
Os pacientes que apresentam os sintomas do Zika Vírus são atendidos na emergência. Dependendo da gravidade alguns pacientes precisam ficar no soro. Em todos os casos é feito o exame de sangue para comprovação da doença.

Texto: Alexandra de Oliveira | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde
Fotos: Divulgação 

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS