ALEXANDRA CODEÇO DIZ: ' APÓS O PRIMEIRO SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO POLÍTICA DO PRB, ME SINTO HÁBIL PARA DEFENDER O EMPODERAMENTO DA MULHER EM NOSSA CIDADE'


"Foto: Deputada Rosângela Gomes, Alexandra Codeço ao centro da foto e diversas lideres do PRB-Mulher do Estado do Rio de Janeiro." 



O Blog Alvaro Neves "O Eterno Aprendiz" esteve com a presidente do  PRB- Mulher Cabo Frio, Alexandra Codeço após a sua participação no "I Seminário Nacional de Formação política do (PRB) Partido Republicano Brasileiro". Que aconteceu na última sexta e sábado 27 e 28 de Novembro do corrente ano, no Complexo Brasil 21, no Distrito Federal. 


Segundo relatou a presidente do PRB Mulher - Cabo Frio, Srª Alexandra Codeço o seminário que teve a mesa de honra composta pelos seguintes preletores:  



Professor Salomão tesoureiro do PRB Nacional; Joaquim Mauro presidente da FRB, Paulo Cesar Oliveira, senadora (PRB/MS) Serys Slhessarenko, presidente nacional do PRB Marcos Pereira, Rosângela Gomes Deputada Federal (PRB/RJ), coordenadora nacional do PRB Mulher, prefeita (Chapadinha/MA), jornalista e escritora Patricia Lages, deputada estadual Tia Ju e  a deputada Mariana Carvalho. Foi um verdadeiro oásis para saciar a cede das lideres republicanas do PRB Mulher de todo o país para um melhor * empoderamento das mulheres em nosso país. 



 “Mulher: indescritível criatura cuja incansável e inestimável força de viver nos torna insignificantes diante dela”. 


Com o poema acima de autoria de Barbosa Filho, Marcos Pereira presidente nacional do PRB abriu o ‘1º Seminário Nacional do PRB Mulher’ em Brasília na noite da última sexta-feira (27). O evento reúne centenas de republicanas de todo o Brasil que debaterão a presença feminina na política.


Pereira veio diretamente de Recife, onde foi homenageado e participou de encontro partidário nos dias 25 e 26, para a abertura do seminário. Ao discursar, ele lembrou da confiança e dos investimentos da Executiva Nacional no PRB Mulher e disse à deputada federal Rosângela Gomes (RJ) e às republicanas que “está chegando a hora da contrapartida” em todo o Brasil.

“Incentivei toda iniciativa que visasse a preparação das mulheres para a vida pública. Não medimos esforços nem recursos para que eventos como o que começa hoje pudessem se concretizar. Tenho certeza que vocês foram alcançadas de alguma forma com o que o PRB tem de melhor. Mas está chegando a hora da contrapartida”, destacou o presidente, em referência às candidaturas.


Durante seu discurso, a coordenadora do PRB Mulher Nacional, deputada Rosângela Gomes, chamou as mulheres para fazer um novo amanhecer. 


"- Quem sonha tem a felicidade de colher os frutos e a vitória é certa porque tudo é possível", destacou. "São 10 anos. Queremos mulheres no poder e nós acreditamos! 


- Eu acredito, o presidente Marcos acredita e nós vamos mudar a história do país", destacou a coordenadora nacional do PRB Mulher, deputada federal Rosangela Gomes.

Os demais preletores seguiram esse mesmo tom, a republicana Serys Slhessarenko, filiada ao PRB recentemente, motivou as mulheres ao contar um pouco da sua trajetória política.

A escritora e jornalista Patricia Lages durante sua palestra destacou que o empoderamento da mulher significa dar a ela o direito de decidir a sua vida e falou sobre o seu livro "bolsa blindada". 

O professor Luiz Alfredo Salomão abrilhantou a manhã das republicanas que participaram do I Seminário de Formação Política do PRB Mulher. O professor Salomão é diretor do curso de política da UFRJ e colaborou na elaboração da Constituição de 1988.

A presidente do PRB Mulher de Cabo Frio Alexandra Codeço, fez questão de relatar que, se já se sentia capaz de defender a bandeira e os ideais de empoderamento da mulher em nossa cidade. Após esse seminário voltou fortalecida e revigorada para por em prática as implementações do seu partido durante os próximos pleitos eleitorais. 



* Empoderamento ou empowerment, em inglês, significa uma ação coletiva desenvolvida pelos indivíduos quando participam de espaços privilegiados de decisões, de consciência social dos direitos sociais. Essa consciência ultrapassa a tomada de iniciativa individual de conhecimento e superação de uma realidade em que se encontra.



O empoderamento possibilita a aquisição da emancipação individual e também da consciência coletiva necessária para a superação da dependência social e dominação política. O empoderamento devolve poder e dignidade a quem desejar o estatuto de cidadania, e principalmente a liberdade de decidir e controlar seu próprio destino com responsabilidade e respeito ao outro.



“Incentivei toda iniciativa que visasse a preparação das mulheres para a vida pública. Não medimos esforços nem recursos para que eventos como o que começa hoje pudessem se concretizar. Tenho certeza que vocês foram alcançadas de alguma forma com o que o PRB tem de melhor. Mas está chegando a hora da contrapartida”, destacou o presidente, em referência às candidaturas.


Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS