OS CANDIDATOS CHEGAM CONFIANTES PARA O SEGUNDO DIA DE PROVA DO ENEM NA (UVA) UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA CAMPUS ESCOLA CABO FRIO (RJ)

Foto: Arquivo do Blog Álvaro Neves "O Eterno Aprendiz" 

Apesar de mais longa que a prova de sábado (24), o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) hoje (25), com questões de matemática e redação, foi encarado com confiança por candidatos que fazem a avaliação na Universidade Veiga de Almeida. A unidade reuniu um dos maiores números de inscritos na cidade de Cabo Frio.

Aqueles que tiveram a oportunidade de se dedicar exclusivamente a estudar para o Enem no último ano disseram que se preparam para provas longas fazendo vários simulados, treinando com questões passadas e frequentando aulas extras no turno contrário do Ensino Médio. Boa parte deles em cursinhos ou escolas particulares, com aulas extras aos sábados e domingos.

“Fiz simulado nos finais de semana, [frequentei] aulas de manhã e à tarde, isso faz diferença”, afirmaram vários candidatos. Com a meta de ser aceita em um curso das universidades públicas e privadas eles buscaram um colégio que fizesse um bom preparatório e pagando até um valor aproximado  a R$ 1 mil de mensalidade. “Vários alunos disseram em alto e bom tom:

 "Estou preparada para as 90 questões de hoje”.

Quem não teve a mesma oportunidade de se dedicar ao Enem, estudou em escolas públicas ou terminou o segundo grau há mais tempo, não demonstrava insegurança, mas reconhecia que têm menos chances de uma boa colocação. “É bem mais difícil conseguir tempo para estudar, quando você trabalha, o que é o meu caso”, disse Maria de Fátima Reis e Silva. “O meu preparo foi pouco, mas tenho esperança, e só um pouquinho de nervosismo com a redação”, acrescentou.

Maria de Fátima Reis e Silva terminou o ensino médio em um curso para jovens e adultos em 2014 na Escola Municipal Edílson Duarte, no bairro Jardim Caiçara em Cabo Frio e trabalha na UPA do bairro Parque Burle



Caiu no Enem

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) transmite ao vivo, a partir das 20h30, o programa Caiu no Enem, com comentários de professores e especialistas sobre as provas aplicadas no fim de semana.

O candidato pode acompanhar o programa pelo Portal EBC e pelas rádios MEC AM Rio de Janeiro, Nacional FM Brasília, Nacional da Amazônia e Nacional do Alto Solimões no sábado e no domingo, às 20h30. Na Rádio Nacional AM Brasília, o programa será transmitido apenas no domingo.

Os estudantes poderão participar e enviar perguntas aos professores usando a hashtag #EnemDia1 (no sábado) e #EnemDia2 (no domingo). Também é possível enviar comentários diretamente nos perfis da EBC nas redes sociais, pelo Facebook  ou pelo Twitter.

O Caiu no Enem será veiculado pela TV Brasil, à meia-noite do dia 25 e à meia-noite e meia do dia 26.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS