SIMPÓSIO NACIONAL DAS GUARDAS MARÍTIMAS JÁ TEM DATA MARCADA



O simpósio tem como propósito discutir o papel que as Guardas Marítimas têm no desenvolvimento da segurança das atividades náuticas.

A Prefeitura Municipal de Cabo Frio em ação com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEMOP) e a Guarda Marítima e Ambiental (GMA) realizará nos dias 17 e 18 de novembro o 1º Simpósio Nacional sobre o papel das guardas marítimas nas atividades de prevenção, segurança, preservação do meio ambiente e no desenvolvimento do turismo náutico – I sinagma.

Por ocasião das comemorações aos 400 anos de fundação da cidade, o simpósio tem como propósito discutir, a nível nacional, o papel que as Guardas Marítimas têm no desenvolvimento da segurança das atividades náuticas voltadas ao turismo.

O simpósio trará para cidade, representantes de autoridades federais, estaduais e municipais com interesse no assunto. Terá como convidado especial o capitão de Mar e Guerra da Marinha Portuguesa, Nuno Leitão, Diretor do INS (Instituto de Salvaguarda de náufrago), órgão que emprestou o modelo organizacional para implementação da Guarda Marítima de Cabo Frio, afirma Guedes.

De acordo com o comandante Sérgio Guedes, superintendente da Guarda Marítima e Ambiental de Cabo Frio, no ano de 2003, quando a Guarda Marítima foi criada na cidade, o prefeito Alair Corrêa deu um ponta pé inicial para que outros municípios viessem adotar as suas guardas marítimas.

- Hoje, após 12 anos de existência, encontramos no Brasil mais de oito municípios com suas guardas marítimas, sendo três municípios no Estado do Rio de Janeiro e cinco municípios no estado de São Paulo, finaliza Guedes.

Na ocasião do simpósio, será realizada uma Feira de Equipamentos e Serviços voltados a área de Prevenção e Segurança Marítima e Resgate e Salvamento Aquático.

Texto: Marianne Rodrigues.
Foto: Divulgação Guarda Marítima.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS