PROJETO ESCOLA ABRE O XI FESTIVAL INTERNACIONAL DE DANÇA DE CABO FRIO


A abertura do Festival Internacional de Dança de Cabo Frio na tarde dessa quarta-feira (02) foi um verdadeiro sucesso de público.  O evento é bastante esperado por bailarinos do Brasil e do mundo, mas principalmente pelos jovens e crianças da cidade que sempre abrem as cortinas do festival com belíssimas apresentações no Projeto Escola. O evento é uma realização da Prefeitura, em parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SEME) e de Turismo de Cabo Frio, com organização da Cia de Ballet Márcia Sampaio. A secretária de Educação Juciara Noronha e a secretária adjunta Elenice Martins estiveram presentes no evento.

O objetivo do Projeto Escola é abraçar novos talentos da cidade, buscando a inclusão social e ainda a formação de plateia. Seis escolas municipais cabofrienses participaram com apresentações de dança, além dos CRAS, de outras Instituições socioeducativas e da Academia de Ballet Márcia Sampaio. Todas as apresentações foram bastante aplaudidas e reuniu alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio na arquibancada – uma oportunidade única para muitos jovens de assistir a espetáculo de música e dança de qualidade.

A edição do ano passado mudou a vida do aluno Glayson da Silva Mendes, que atualmente estuda na E. M. Prof.ª Tânia Maria Gomes de Ávila. O menino, de apenas 13 anos, ganhou uma bolsa de estudos na Cia Ballet Márcia Sampaio e desde então vem ensaiando pesado para participar de outras Mostras Competitivas. Devido sua dedicação e talento, Glayson desperta os olhares atentos dos profissionais da área. 

Márcia Sampaio fala com orgulho da possibilidade de levar o menino para se apresentar na seletiva Youth America Grand Prix (YAGP) Brasil 2015, que será entre os dias 16 e 20 de setembro em Santos, São Paulo. “Se ele for aprovado participará da YAGP de Nova Iorque no ano que vem. Ele é muito talentoso e merece esse apoio”, afirma Márcia que atualmente acolheu em sua casa o bailarino. “Ele morava em Unamar com seus pais e ficava muito difícil para frequentar a Academia”.  O YAGP NY já concedeu mais de 100 bolsas de estudos para brasileiros, tendo profissionalizado 30 estudantes que hoje atuam nas principais companhias de dança da Europa e Estados Unidos, além de inúmeras premiações.

Glayson conta que já esteve em São Paulo assistindo outras seletivas e está ansioso para participar também.

– Meu coração está ficando acelerado. Eu gosto muito do que faço e pretendo fazer isso a vida toda. Ensaio de terça à sexta-feira, mas quando chega mais próximo das apresentações eu ensaio até aos sábados e domingos. Estou me esforçando bastante para conseguir ir a Nova Iorque, conta.

Tanta empolgação que nem dá para acreditar que sua história na dança é recente: Aos 11 anos o menino participava de um grupo de Jazz no CRAS de Tamoios, quando descobriu a vocação. Participou do Projeto Escola 2014 e logo foi escalado para o seleto time do Ballet Márcia Sampaio. Este ano, o bailarino participa do XI Festival Internacional de Dança representando a academia.

Nesta edição do Festival, serão mais de mil bailarinos participando da mostra competitiva, integrando 126 grupos de dança e 382 coreografias. Academias de mais de 50 cidades do Brasil e cinco do exterior participarão do Festival, com apresentações em um palco especialmente montado para o evento.

O Festival Internacional de Dança de Cabo Frio vai até o dia 07 de setembro (feriado da Independência), quando haverá as premiações. O evento, aberto ao público, é uma ótima oportunidade para reunir a família. Ele acontece no Complexo Esportivo Aracy Machado, localizado na Rua Henrique Terra, no bairro Portinho. Vale a pena conferir.


Apresentações:

1 - E. M. Deodoro Azevedo:
Projeto Ecleticamente na Dança.
Coreografia: Awake.
Coreógrafo: Francisco de Mattos.


2 - E. M. Deodoro Azevedo:
Projeto Ecleticamente na Dança.
Coreografia: Funky.
Coreógrafo: Francisco de Mattos.


3 - E. M. Prof.ª Lerinéa Figueiredo:
Grupo New Generation Hip Hop.
Coreografia: Fusion Style.
Coreógrafo: Will Ferreira.


4 - E. M. Talita Hernandes Perelló.
Grupo Style 4 Teen
Coreografia: Style.
Coreógrafo: Cristiano Moraes.


5 - E. Agrícola M. Nilo Batista.:

Coreografia: Medle.
Coreógrafa: GRUPO.


6 - E. M. Prof.ª Izabel dos Santos Machado:
Coreografia: Entre nós.
Coreógrafo: Caio Nicolas.


7 - E. M. Vereador Leaquim Schuindt
Programa Mais Educação:
Coreografia: Corpos em Harmonia.
Coreógrafo: Anderson de Souza Pacheco.



Texto: Anneliese Lobo | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Educação.
Fotos: Divulgação SEME.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS