SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CABO FRIO E LABORATÓRIO CDC CAPACITAM AGENTES DE SAÚDE




Parceria tem como objetivo principal a melhoria no atendimento e no resultado nos exames

A Secretaria de Saúde de Cabo Frio realizou na tarde desta sexta-feira (31/7) um treinamento de capacitação em coleta laboratorial com os agentes de saúde dos postos do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) e dos hospitais do Município. Cerca de 80 pessoas estiveram presentes na primeira reunião com o novo laboratório responsável pelos exames.

O biomédico Dimario Castro, diretor técnico do Laboratório CDC, conduziu o treinamento destacando a importância desta ação para a melhoria no atendimento a população.

– Estamos treinando os profissionais de coleta pra que não só tenham habilidade, reciclagem e capacitação no melhor atender da população do ponto de vista técnico, mas também em relação ao atendimento pessoal  desse paciente – explicou o médico, lembrando que a partir do treinamento, todos os coletores farão o mesmo atendimento aos pacientes de todo o município.

– Temos equipamentos de alta tecnologia, o que significa que o sangue do prefeito e do morador mais humilde será tratado e analisado pelo mesmo sistema – disse.

A parceria estabelecida entre a Prefeitura de Cabo Frio e o Centro de Diagnóstico Citológico (CDC) marca um novo momento para a saúde da cidade. De acordo com o diretor técnico do laboratório, 80% dos erros que acontecem na coleta e no atendimento prejudicam o andamento dos exames. O treinamento oferecido pelo laboratório tem como objetivo reduzir os erros para reestabelecer à confiança da população. Aproximadamente 500 pacientes serão atendidos por dia em todos os setores de saúde da cidade.

A chefe de enfermagem, Marcela Vidal, destaca a qualificação dos exames que vão dar agilidade o tratamento dos pacientes.

– A assistência e a qualificação dada aos pacientes serão de excelência. O paciente não irá precisar voltar à unidade para outra coleta. Este treinamento irá gratificar o trabalho de todos os profissionais e pacientes pelo serviço – conta.

A enfermeira do ESF da Praia do Siqueira, Gabriele Alves, também ressaltou a importância do contato dos agentes com o laboratório para um melhor desenvolvimento dos pacientes atendidos.

– Através dessa capacitação, a coleta vai mudar. Vamos poder expor o que o paciente necessita nesse contato com os responsáveis no atendimento ao paciente – diz.

A partir deste mês de agosto, o laboratório CDC irá atender todas as unidades de saúde no município de Cabo Frio, desenvolvendo assim o melhor atendimento e cuidado com a população.

Texto: Walkiria Souza
Fotos: Horacio CF Zone

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS