OUVIDORIA DA COMISSÃO DE CORREIÇÃO COMEÇA A RECEBER SOLICITAÇÕES DA POPULAÇÃO



A Ouvidoria da Comissão de Correição, criada através de portaria para investigar possíveis irregularidades na Secretaria Municipal de Saúde de Cabo Frio, já está recebendo reclamações e sugestões de usuários do Sistema Único de Saúde. Através do fortalecimento da gestão participativa, com a escuta ao cidadão e aos profissionais vinculados a Secretaria Municipal de Saúde, a Ouvidoria poderá identificar os principais problemas e captar as reais necessidades da população.

- A Ouvidoria está de portas abertas para a população. As reclamações e denúncias precisam ser feitas de forma presencial para agilizar o andamento das investigações, - destacou a procuradora do município Juliana Bonazza, que está presidindo a comissão.

Dona Nilce de Andrade Oliveira procurou o atendimento para registrar uma reclamação para o marido que na semana passada não tinha conseguido ir ao Hospital Dona Lindu, em Paraíba do Sul, para retirar os pontos de uma cirurgia a que foi submetido no quadril. Na mesma hora a Ouvidoria reagendou o procedimento e agilizou o transporte para o paciente.

- Fiquei satisfeita porque consegui agendar para esta terça-feira o procedimento. Nós só queremos receber a assistência que temos direito. A Ouvidoria identificou o problema e marcou a viagem, - explicou.

Paulo Marques também teve a sua demanda atendida. Ele reclamou que não conseguiu agendar o retorno da neta ao pediatra que a acompanha no Hospital da Criança.

- Na semana passada fui informado no Hospital que não tinha vaga e que era para retornar no final do mês. Hoje estive na Ouvidoria e a consulta foi marcada para sexta-feira. É muito bom saber que o prefeito Alair Corrêa tomou a frente da Secretaria de Saúde para identificar os problemas, - agradeceu o aposentado.

Quatro pessoas trabalham na Ouvidoria da Comissão de Correição, instalada na própria sede da Secretaria Municipal de Saúde de Cabo Frio. A procuradora do município Juliana Bonazza, presidente da Comissão de Correição, reforça a importância da Ouvidoria para registrar as reclamações e denúncias da população, mas lembra que a Secretaria de Saúde já conta com uma Ouvidoria no segundo andar do PAM de São Cristóvão. Segundo Juliana Bonazza os dois serviços irão caminhar juntos.

- A Ouvidoria em saúde é um instrumento de gestão pública e do controle social para a defesa do direito à saúde e do aperfeiçoamento da qualidade e da eficácia das ações e serviços prestados pela Secretaria Municipal de Saúde, - concluiu Juliana.

A Ouvidoria é o espaço de interação do cidadão com a administração pública, através de suas manifestações (sugestões, reclamações, solicitações, denúncias, elogios) de forma célere, responsável e ética. O compromisso é com a construção de um padrão de atenção através da escuta humanizada, reforçando a participação popular e o controle social para o aprimoramento dos serviços oferecidos.

Texto e fotos: Alexandra de Oliveira | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde

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