MINISTRA COBRA COMPROMETIMENTO DOS CARIOCAS NA PRESERVAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA



Avanço de comunidades sobre barreiras ecológicas na cidade foi mostrado pelo GLOBO


RIO - A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, cobrou nesta terça-feira um comprometimento maior dos cariocas na preservação da Mata Atlântica, criticando o avanço de comunidades sobre barreiras ecológicas na cidade mostrado pelo GLOBO.

- A expansão da Barra da Tijuca se dá toda sobre o parque (Nacional da Tijuca). As pessoas precisam entender que não vão conseguir defender a Amazônia sem defender antes a Mata Atlântica - afirmou a ministra na cerimônia de lançamento do programa de financiamento Restauração Ecológica do BNDES, na sede do banco no Rio.


Para Izabella, os cariocas precisam entender os benefícios em qualidade da vida proporcionados pelos parques ecológicos localizados na cidade:


- O Rio de Janeiro tem dois parques em plena cidade: o Parque Nacional da Tijuca e o Parque Estadual da Pedra Branca. No dia em que as pessoas do Rio de Janeiro entenderem que as zonas Sul e Norte não se ligam pelo (Túnel) Rebouças mas se encontram no Parque Nacional da Tijuca elas vão entender a generosidade dessa natureza para dar qualidade de vida a todos que moram aqui.

Barreiras não conseguem conter o avanço de comunidades
‘Dificuldade é a contenção da ocupação vertical’, afirma Paes
A ministra acredita que o Rio reúne o expertise necessário para ser um dos principais beneficiados pelo BNDES Restauração Ecológica, que, em sua primeira fase, vai disponibilizar R$ 20 milhões em crédito não reembolsável para o financiamento de até sete projetos de recuperação da vegetação nativa da Mata Atlântica.

- A cidade do Rio tem uma tradição de restauração. Há 20 anos, na Rio 92, teve um desafio de começar a restaurar os morros do Rio. Há um aprendizado consolidado aqui e também no Estado, em Cachoeiras de Macacu, no entorno da Baía de Guanabara você tem experiências em manguezais etc. Mas eu ainda acho que é preciso inovar mais em tecnologia e reduzir custos - disse.

Fonte: http://oglobo.globo.com/

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS