MORADORES DE TAMOIOS CONTAM COM MELHORIA NA SAÚDE MUNICIPAL



Reabertura do Hospital de Tamoios, postos de saúde de Unamar e Santo Antônio e oito postos do programa Estratégia de Saúde da Família dão o suporte à saúde da população local

Agilidade no atendimento, oferta de vagas, especialidades que antes não existiam, mais médicos nos plantões, postos de saúde equipados e o Hospital de Tamoios, que na administração passada havia sido fechado,  foi reaberto, e hoje, além de oferecer exames como ultrassonografia, endoscopia, doppler de membros, eletroencefalograma, mapa, prova de função respiratória e eletroneuromiografia, faz internações hospitalares de pequena e média complexidade. Melhorias implantadas no ano passado, que segundo a superintendente de Saúde de Tamoios, Rosane Tito, fazem a diferença no atendimento a população.

- A população de Tamoios está vendo que não medimos esforços para melhorar o atendimento. O hospital, que estava fechado, foi reformado, tem ar condicionado nos quartos, médicos para visita, uma série de exames que antes não existiam. O paciente internado em Tamoios dificilmente precisa se deslocar até Cabo Frio para fazer um exame. Nós conseguimos realizar tudo por aqui – declara Rosane.

E as melhorias não param por ai. Os postos de Unamar e Santo Antônio, como são unidades mistas de saúde, e contam com médicos de todas as especialidades, dão suporte aos oito postos do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) que funcionam no distrito. Os moradores de Tamoios também não precisam enfrentar filas para ter as suas consultas agendadas com o médico especialista. No caso de pacientes atendidos no Hospital de Tamoios, as consultas são marcadas pelo assistente social. Já quando o encaminhamento é feito pelos ESFs, o médico responsável pela equipe faz o agendamento.

– Outro ponto positivo é que o morador pode marcar até duas consultas por semana para a família. Por exemplo, a mãe pode marcar o pediatra para o filho e um ginecologista para ela para atendimento na mesma semana – explica Rosane.

No ano passado, os postos de saúde ganharam aparelhos de eletrocardiograma, autoclave e nova mobília. Já essa semana estão recebendo braçadeiras, eletrocardiograma digital, armários vitrine, arquivos de aço, bandejas, biombos, cadeiras, cubas, estetoscópios de Pinard, foco de luz parabólico, maca ginecológica e sonar fetal. 

- São avanços que a comunidade vem observando. O atendimento está mais  humanizado e a população se sente respeitada. Queremos melhorar ainda mais e vamos conseguir – conclui.     

Texto: Alexandra de Oliveira | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde.


Fotos: Til Santos

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS