POLÍTICAS SOCIAIS - CENTRAIS DE SINDICAIS EM REUNIÃO COM O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO REVERTEM O ABAIXO ÍNDICE DO PISO DE 2015

Foto: Luiz Edmundo (esquerda) representou NCST em reunião de Pezão (cabeceira) com centrais. Parte superior do formulário

O presidente do SINPROVERJ, Luiz Edmundo Barros, representou a Nova Central Sindical dos Trabalhadores na reunião em que o governador Luiz Fernando Pezão, recém-empossado, recebeu a bancada trabalhista do Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Geração de Renda do Estado do Rio de Janeiro (CETERJ). O encontro de emergência aconteceu em 20 de fevereiro, no Palácio Guanabara.

Em pauta, a mensagem que o governador havia enviado à Alerj propondo para 2015 o Piso Estadual com reajuste de 7%, índice que indignou as cinco centrais sindicais presentes. Além da NCST, à qual o SINPROVERJ é filiado, estiveram representadas a CUT, UGT, CGTB e CTB.

Virada de jogo

O presidente do SINPROVERJ e representante da NCST saiu do encontro satisfeito com o que chamou de “virada de jogo”:

- O encontro serviu para que o governador fosse apresentado ao CETERJ. Explicamos que trata-se do fórum tripartite, formado por trabalhadores, empresários e governo, cuja missão é definir o Piso Estadual para categorias desassistidas de sindicatos. Informamos ainda ao governador que o Piso Estadual foi instituído pela Lei Ordinária Estadual nº 5.168, de 20/12/2007.

Ele decidiu retirar a mensagem que havia encaminhado à Alerj e nos pediu um relatório para estudar com o secretário estadual de Trabalho e Renda. Foi uma virada de jogo.

Ainda segundo Luiz Edmundo Barros, o governador se convenceu quando os sindicalistas apontaram a diferença entre os índices de reajuste do piso estadual de São Paulo (10%) e Rio Grande do Sul (16%).

- Essa informação foi fundamental. A bancada trabalhista do CETERJ mostrou-se atenta e presente. Esperamos avançar no próximo encontro – avalia.


Texto e foto:  Assessoria de Imprensa da Sinporverj.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS