(SECTUR) SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO DE CABO FRIO PARTICIAPA DE OFICINAS SOBRE PLANO MUNICIPAL DE RECUPERAÇÃO E CONSERVAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA




Oficinas identificam conflitos existentes e potenciais na área da Mata Atlântica do município


Os recursos naturais água, clima e ar são matéria-prima do turismo e atrativos principais do destino à Cabo Frio. É com esse olhar que a equipe da Secretaria Municipal de Turismo (Sectur) esta participando de oficinas realizadas em todo o Estado pela Associação Estadual de Municipios-RJ(AMERJ), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Na primeira oficina, foram identificados todos os fragmentos de Mata Atlântica para a conservação e proteção, além do levantamento das principais atividades econômicas do município e a utilização do solo por essas atividades.

Cientes dessa necessidade as turismólogas Vanina Navega e Luane Ferreira e a coordenadora Vanessa Bravo, da Sectur, veem nessa iniciativa, uma oportunidade de fortalecimento do turismo local.

- Nessas oficinas aprendemos a identificar os conflitos em todas as áreas de Mata Atlântica para podermos fazer uma ação em cima dos focos existentes, - disse Vanina Navegua.

Segundo Vanina, existe uma estreita relação entre turismo e meio ambiente, já que a atividade turística depende essencialmente dos atrativos naturais e das atividades que estejam ligadas ao ambiente natural e ao patrimônio-cultural para sua sobrevivência, é necessário um olhar cuidadoso para esses recursos pois cada caso, sejam degradados ou destruídos, o futuro do turismo fica comprometido.

O curso foi ministrado no Centro de Estudos de Educação Natália Caldonazzi, no Portinho.


Texto: Rosália Moreira.
Foto: Divulgação

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS