CANDIDATO LUIZ FERNANDO PEZÃO ASSUME COMPROMISSO DE AVANÇAR EM PROGRAMAS DE HABITAÇÃO NAS COMUNIDADES





Em conversa com moradores da Cruzada São Sebastião, no Leblon, Pezão também garantiu se empenhar para realizar obras de melhoria na infraestrutura do local


O governador e candidato à reeleição, Luiz Fernando Pezão, vai ampliar os programas de habitação e garantir o título de propriedade para moradores de comunidades carentes. O compromisso foi assumido na manhã desta sexta-feira (26/9), em conversa com moradores do conjunto habitacional Cruzada São Sebastião, no Leblon, criado na década de 1950 para abrigar moradores da antiga comunidade da Praia do Pinto. Pezão apresentou o projeto de revitalização da Cruzada, que vai ganhar elevadores, pintura e outras melhorias.

“Eu quero avançar com o programa Minha Casa, Minha Vida. Considero este o melhor programa que já houve no país. Com ele a gente consegue crédito e dar residências para as pessoas com até três salários mínimos. A gente desapropriou terrenos como o que estamos fazendo agora no Jacarezinho. Estamos desapropriando mais 81 e vamos entregar ainda este ano diversas moradias no Complexo do Alemão e em Manguinhos. Eu vou continuar com essa política, que eu considero muito importante”, disse Pezão.  

O governador-candidato também se comprometeu a avançar com a política de concessão de títulos de propriedade para a legalização de imóveis em comunidades, sonho de muitos que ainda não podem se sentir plenamente donos do lugar em que moram.

“As pessoas às vezes não melhoram a sua moradia por não terem o título, uma escritura. Nós já demos mais de 60 mil títulos de propriedade e eu quero continuar a investir neste sentido”, afirmou.

A atenção à infraestrutura das comunidades tem sido uma marca deste governo. A atual gestão investiu quase R$ 2 bilhões em obras de urbanização, saneamento e acessibilidade em comunidades como a Rocinha, o Alemão, o Pavão-Pavãozinho e Manguinhos. Em acessibilidade, foi construído o Teleférico do Alemão, que já transportou mais de nove milhões de passageiros, entre moradores e turistas, e o elevador do Cantagalo, que beneficia 10 mil moradores.

O objetivo agora é levar o programa de urbanização às comunidades da Mangueira, Salgueiro e Borel, além de fazer o PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento) na Rocinha e no Jacarezinho.

“Estamos lançando o PAC 2. Vamos investir em todas as comunidades. Será um grande projeto de urbanização nessas áreas. A gente está firme neste propósito. Já Colocamos os editais na rua”, afirmou Pezão.  

MELHORIAS NA CRUZADA SÃO SEBASTIÃO

Durante a conversa com os moradores, Pezão prometeu empenho para sanar pendências jurídicas que ainda impedem o início das obras na Cruzada, onde moram cerca de 5 mil moradores. O candidato levou cópias impressas do projeto, recebido com entusiasmo pelos participantes.

“Já desenvolvemos o projeto para melhorar a Cruzada. Ele está pronto e orçado. Vamos fazer obras de manutenção, pintar os prédios, colocar elevadores, bicicletário. Vamos nos empenhar para superar qualquer barreira que possa existir para impedir as ações. Se for possível, quero começar ainda este ano”, disse Pezão.

Os imóveis do local se valorizaram nos últimos anos graças a ações como a canalização do esgoto no conjunto e as obras da Linha 4 do metrô (Zona Sul - Barra) no Leblon. Medidas que justifica o otimismo de Joel Nonato, morador há mais de 50 anos da Cruzada São Sebastião, quanto ao empenho de Pezão para levar as melhorias ao conjunto.

“Estou confiante de que as obras serão feitas. Até porque conheço o trabalho que ele já realizou em Piraí, na CCPL (Cooperativa Central dos Produtores de Leite). Não é uma pessoa simplesmente jogada, do nada, na política. É um homem que prometeu no passado e cumpriu. Acredito firmemente que as obras serão feitas”, contou.

Já Laíde de Mello, presidente da Associação de Moradores da Cruzada São Sebastião, elogiou a presença constante de Pezão no conjunto.

“Nestes seis meses de governo do Pezão ele já nos visitou algumas vezes. Tem mostrado compromisso com a gente. É por este contato direito que estamos confiantes que as obras vão chegar”, disse.

COMPROMISSO COM A SEGURANÇA

As melhorias na infraestrutura das comunidades podem ser feitas e pensadas porque, após a pacificação, o poder público conquistou territórios que antes eram dominados pela criminalidade. A Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Vidigal e da Chácara do Céu, instalada em 2012, conta com mais de 200 PMs, que garantem a segurança dos moradores.

“Nós vamos apresentar agora um Plano Diretor de ocupação das comunidades até 2018. Iremos reforçar os batalhões e avançar nas UPPs. Colocar onde tem o crime organizado, a milícia e o tráfico de drogas. Teremos mais 1.600 policiais militares até o fim de dezembro. Um programa que vamos apoiar é de colocar câmeras em toda a Região Metropolitana. Mas este não é um problema só do estado. Vamos propor uma parceria com as cidades e o governo federal para avançar forte no combate à chaga que é a droga, que é a milícia. Essa tristeza que é o abandono de 30 anos em que não se combateu fortemente o crime organizado”, disse Pezão.

Também participou da conversa a presidente da Associação de Moradores e Amigos do Leblon (AmaLeblon), Evelyn Rosenzweig. Durante o encontro, a líder comunitária agradeceu os investimentos no bairro.

“Este governo foi ótimo para o Leblon. Ganhamos o terreno do 23º BPM (Batalhão de Polícia Militar), por exemplo, que podia ser vítima da especulação imobiliária. Temos também a elevatória da praia. Para as comunidades também foi muito bom. Vários investimentos realizados na Chácara do Céu, como a adutora e a própria associação de moradores que foi criada”, contou.

Acompanhado de Evelyn, Pezão ainda fez uma rápida caminhada pelo bairro, onde conversou com moradores e comerciantes.



Texto: Assessoria de Imprensa do Candidato Pezão.
Fotos: Lucas Figueiredo/Divulgação.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS