DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO E COMEMORADO EM CABO FRIO




Equipes da Secretaria de Saúde fizeram exames e distribuíram material informativo sobre os riscos do fumo  na praça Alfredo Castro, em São Cristóvão nesta sexta-feira
               
Os fumantes que passaram hoje pela praça Alfredo Castro, em São Cristóvão, receberam informações sobre os riscos à saúde causados pelo cigarro e puderam realizar o exame de espirometria, uma prova de função respiratória capaz de medir a capacidade pulmonar de um indivíduo. As ações fizeram parte da campanha realizada pela Prefeitura de Cabo Frio em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo.

As ações foram coordenadas por equipes da Secretaria Municipal de Saúde. O pedreiro Carlos Magno de Oliveira, de 42 anos, que fuma desde a adolescência, foi um dos primeiros a ser submetido ao exame, um dos mais importantes no estudo da função pulmonar de adultos e crianças, pois consegue medir os volumes, capacidades e fluxos pulmonares de acordo com os padrões de referência relativos a altura, sexo e idade do paciente.

- Quero parar de fumar e quando encontrei a equipe aqui oferecendo este exame, resolvi fazer na hora – disse.

A espirometria também pode diagnosticar a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), responsável por um grande número de internações hospitalares. O diagnóstico imediato permite que o paciente seja encaminhado para tratamento nas unidades hospitalares do município.

- Os testes de função pulmonar medem a capacidade dos pulmões para se expandir, a facilidade do ar entrar e sair dos pulmões pelas vias aéreas, e a capacidade dos pulmões de transferir oxigênio para o sangue e para eliminar o dióxido de carbono do organismo – diz a psicóloga Renata Moura, uma das responsáveis pelo Programa Municipal de Controle do Tabagismo.

A Prefeitura de Cabo Frio oferece a população o Programa Municipal de Controle do Tabagismo. O grupo se reúne para sessões de atividades coletivas e com atendimento individual, quando necessário. O paciente participante do programa é acompanhado até completar quatro reuniões preparatórias, para só então iniciar o tratamento.

- Durante as reuniões, os pacientes recebem diversas informações, como exercícios de respiração e relaxamento, dicas de alimentos com baixa caloria para evitar que ele ganhe peso durante o tratamento, mudança de hábitos, as dificuldades, entre outros assuntos. É uma preparação que fazemos para o tratamento em si, com informações que o paciente vai precisar para o resto da vida – explica Renata.

O grupo tem como objetivo somar-se ao trabalho iniciado no consultório médico, no preparo do paciente para que ele perceba sua necessidade de parar de fumar. Com temas direcionados, a equipe interage com os participantes, passando as informações mais relevantes das doenças causadas pelo uso do tabaco, oferecendo apoio psicossocial, incentivo à mudança de comportamento e estilo de vida, bem como, orientações para que possam se sentir preparados para interferir com segurança e tranquilidade, vencendo a dependência e encontrando o melhor caminho para se tornar um ex-fumante.

Texto: Alexandra de Oliveira | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde

Fotos: Til Santos

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS