(SEPRED) SECRETÁRIA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS DE CABO FRIO REALIZA EVENTO EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DE COMBATE AO USO DE DROGAS



Secretaria Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas realiza evento no dia Nacional de Combate às Drogas

A Secretaria Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas de Cabo Frio realizou nesta próxima quinta-feira, dia 26 de junho, no Teatro Municipal de Cabo Frio, seu segundo evento em comemoração ao Dia Nacional de Combate às Drogas. No ano passado, a secretaria, recém criada pelo prefeito Alair Corrêa, levou centenas de pessoas ao Teatro Municipal para participar das atividades, obter informações sobre o assunto, conhecer formas de tratamento e prevenção. Segundo a secretária Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas, Cris Mansur, este ano, o evento tem o mesmo objetivo, mas os participantes já vão poder conhecer as ações realizadas pela secretaria, que está em funcionamento desde o ano passado.

- No ano passado fiz questão de trazer nomes conhecidos do público nacional, como Afro Reggae e Carlinhos Pró-Menor, entre outros, para falar sobre o assunto porque a secretaria era nova e estávamos em início de funcionamento. Este ano já podemos apresentar ao público o trabalho que vem sendo realizado de tratamento, prevenção e apoio às famílias para a recuperação e reinserção social dos dependentes, disse Cris Mansur.

Além de palestras sobre o uso de drogas, quem foi ao teatro pode conhecer o tratamento com dependentes químicos que vem sendo realizado no município com um índice de recuperação superior ao obtido em dezenas de clínicas particulares do país. Segundo Cris Mansur a taxa de recuperação no município tem sido de 50%, enquanto que a média no país gira entre 20 e 30% dos dependentes.

- Esse sucesso só é possível graças ao trabalho humanizado realizado com os internos, que consiste em manter uma rotina de trabalho, convivência comunitária e o exercício da espiritualidade, explica.

A ONU designou o dia 26 de junho como o Dia Internacional da Luta contra o Uso e o Tráfico de Drogas. O Brasil adotou-o com o Dia Nacional de Combate às Drogas, tal a importância que o tema suscita em toda a sociedade. Atualmente, obter informação sobre drogas é muito fácil, pois o acesso aos meios de comunicação (televisão, revistas, internet etc.) é viável para todos, independentemente do nível econômico da pessoa.

- Se, por um lado, essa facilidade de informação pode ser esclarecedora quando as drogas são abordadas com seriedade, por outro lado, pode ser uma porta aberta para o consumo delas, uma vez que há muitas propagandas a favor do vício, direta ou indiretamente, sobretudo nas novelas, destaca Cris Mansur.

Pais e educadores precisam estar bem informados sobre os perigos e as conseqüências das drogas e conversar com os filhos de maneira franca, pois o diálogo é o melhor caminho. A dependência química é uma doença crônica e reincidente, caracterizada pelo consumo compulsivo de drogas. Por isso, é indispensável a ajuda de um profissional competente. Por mais que as drogas sejam atraentes e prazerosas no início, a realidade do vício é bem diferente. O viciado passa por uma experiência terrível de angústia, insegurança e medo.


- A família sofre tanto quanto o dependente. Muitas delas são destruídas durante esse processo. O vício pode ser tratado, mas o sucesso desse tratamento depende de uma variedade de fatores. É na família, portanto, que deve começar a luta contra o narcotráfico, com continuidade nas salas de aula, para que os jovens sejam reeducados e reintegrados ao convívio social, livres do vício e da violência, conclui a secretária.


Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS