ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO DEPUTADO PAULO CÉSAR: "PROJETO GANHA NOTORIEDADE APÓS DIVULGAÇÃO DE PESQUISAS AMERICANA "




Fonte: Assessoria de imprensa do Deputado Paulo Cesar


Uma pesquisa publicada no "The Lancet Diabetes and Endocrinology" mostra que os suco de fruta, especialmente o industrializado, pode ser tão prejudicial quanto os refrigerantes. O estudo aponta que se consumidos no café da manhã, depois de horas de jejum, eles podem provocar um pico glicêmico, ou seja, um direcionamento muito grande de açúcar para as células, seguido de rápida absorção pelo organismo. O resultado disso é mais fome pouco tempo depois.

Preocupado com a propaganda e a ampla divulgação dos sucos de caixinha comercializados como opção de suco saudável, o Deputado Federal Dr. Paulo César apresentou na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 6.836, de 2013. Ele fixa o limite máximo em 10 por cento do valor diário recomendado para o consumo de açúcares. “O lobby pesado da indústria vende esses sucos como uma alternativa saudável, mas um copo desses sucos contém o de 200 ml contém duas colheres de sopa de açúcar e grande quantidade de sal, não vejo isso ser divulgado em nenhum lugar”, disse o médico e parlamentar fluminense.

Na Câmara, o parlamentar também relatou e deu parecer contrário ao projeto que prevê a adição de soja aos sucos de caixinha, o que pode segundo estudiosos, ao invés de fazer bem, prejudicar a saúde das pessoas. “Com a produção de transgênicos feita em larga escala, a combinação de soja transgênica, açúcar, conservantes e se mostrou segundo os estudiosos, capaz inclusive de produzir deformidades num feto, no caso de consumo pela gestante”, disse Dr. Paulo César, que participou de audiência pública sobre o tema em Brasília no ano passado e dedica grande parte de seu mandato parlamentar para conscientizar a população e os gestores públicos sobre a importância de um engajamento de todos para combater a epidemia de obesidade que se alastra pelo País.

Cartilha educativa do Parque Boca da Barra é promovida por Dr. Paulo César

Com o objetivo de recuperar remanescentes de mata atlântica e promover a preservação ambiental, a educação e a valorização de fauna e flora do bioma, o Deputado Federal Dr. Paulo César destinou 500 mil reais em recursos por meio de suas emendas parlamentares. Uma das regiões contempladas foi o Parque Boca da Barra, que além de ações locais ganhou uma cartilha explicativa. Ela é distribuída aos visitantes logo na chegada. O material traz a descrição dos sambaquis também conhecidos como cascais, concheiros ou casqueiros. 

Considerados fonte rica de pesquisas, eles são depósitos que com a ação do tempo sofreram um processo de fossilização química, portanto, valiosos para a ciência. O Parque Boca da Barra abriga ainda costões que datam de dois bilhões de anos. Na região é possível conhecer a Ilha do Japonês e passear por trilhas entre a praia Brava e Chapéu e ainda desfrutar da bela paisagem do Farol da Lajinha.

A cartilha em PDF pode ser acessada no site do Deputado, em notícias:www.doutorpaulocesar.com.br
Seguridade aprova sistema integrado de compras para o SUS

Foi aprovado na Comissão de Seguridade Social e Família, um projeto de lei complementar que cria um sistema integrado de compras para o Sistema Único de Saúde (SUS).  O relator do projeto, deputado Dr. Paulo César (PR-RJ), destacou que a medida pode reduzir substancialmente os preços nas aquisições do SUS. "Esse registro nacional, feito a partir da tomada de preços pelo Ministério da Saúde, iria facilitar muito a vida dos prefeitos, que têm seus recursos cada dia mais escassos, assim como dos nossos governadores e daqueles que passam um verdadeiro sufoco, que são os hospitais filantrópicos, as santas casas filantrópicas", disse o parlamentar.

De acordo com o PLP 245/13, o Ministério da Saúde deverá realizar todos os anos processo licitatório para formação de um registro nacional de preços de bens e serviços, e a tomada de preços será precedida de avaliação das aquisições necessárias ao SUS. Municípios, estados e hospitais filantrópicos integrantes do sistema terão até 31 de dezembro de cada ano para apresentar suas demandas ao ministério.

Especialistas no setor consideram a proposta positiva e avaliam que projeto pode dar mais agilidade ao processo e reduzir os custos das compras do SUS. “A proposição vai ampliar o foco porque ela inclui também as entidades filantrópicas e é mais clara ao que deve ser feito para que esse sistema de compras integrado exista”, disse um dos consultores da área na Câmara dos Deputados.

O projeto tem prioridade e ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação (inclusive quanto ao mérito); e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, será votado pelo Plenário.
*Com informações da Agência Câmara / Câmara dos Deputados


Vejam abaixo Programa Brasil em Debate sobre Obesidade e Inibidores de Apetite

Programa Brasil em Debate da TV Câmara sobre Obesidade e Inibidores de Apetite (trechos do Debate com o Deputado Dr. Paulo César). 





Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS