DEPUTADO ANTHONY GAROTINHO FALA SOBRE UPA DEPREDADA NO ALEMÃO: "É NATURAL A REVOLTA DAS PESSOAS, MAS NÃO ACREDITO EM AÇÃO DE MORADORES"




Pré-candidato ao governo do Rio pelo PR, o ex-governador e deputado federal, Anthony Garotinho, não acredita que pessoas de bem estejam por trás da depredação da UPA do Complexo do Alemão, na Zona Norte da cidade. Segundo Garotinho, não são moradores e sim traficantes que estão espalhando o terror na região por causa do fracasso da pacificação.
"É natural a revolta das pessoas, mas principalmente no caso do ataque à UPA não acredito que isso tenha partido dos moradores. A UPA não funciona direito, faltam médicos e material de trabalho, mas é a única unidade de saúde que atende a essa região. É claro que traficantes estão espalhando o terror, mas isso acontece porque não existe pacificação nenhuma, as UPPs não cumprem seu papel, o tráfico é quem dá as cartas", afirmou Garotinho esta manhã em seu blog.
Na manhã seguinte à invasão e depredação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio, moradores da comunidade não conseguem atendimento no local, nesta terça-feira. Quando chegam na porta da UPA, eles são informados por um funcionários de que a unidade não está funcionando e orientados a voltar em outro dia. 
Na UPA, o cenário é de destruição. Há vidros quebrados, cadeiras reviradas, pedaços de mobília e muito papel espalhado no chão. O local foi invadido por bandidos na noite de segunda-feira. Na ocasião, uma família com duas crianças - uma de 3 anos e outra de 3 meses - ficou encurralada na unidade. Eles só conseguiram ser resgatados cerca de duas horas depois por uma ambulância do Corpo de Bombeiros.
Garotinho: "É assustadora a escalada de violência no Rio"

A pouco mais de um mês da Copa do Mundo, Garotinho disse que "é assustadora a escalada da violência que está tomando conta do Rio de Janeiro". A afirmação do pré-candidato do PR ao governo do Rio foi feita após os recentes acontecimentos do início da semana.
"Na Pavuna a morte de um jovem durante uma operação policial terminou com moradores incendiando cinco ônibus. No Complexo do Alemão foram incendiados três ônibus e a UPA foi depredada por causa da morte de uma senhora de 71 anos que foi atingida ao proteger o neto durante um tiroteio entre traficantes e policiais da UPP. Isso tudo próximo à realização de uma Copa do Mundo. É assustador esse cenário", analisou Garotinho.
Além da UPA, pelo menos duas escolas nas proximidades do Alemão estão sem funcionar nesta terça. Elas atendem a 815 alunos. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Educação, as aulas foram suspensas no Colégio Estadual Jornalista Tim Lopes e no Caic Theophilo de Souza Pinto. Segundo nota da Secretaria, “a direção da unidade escolar tem autonomia para tomar providências no sentido de garantir a integridade física e moral de seus alunos, professores e funcionários. Os conteúdos das aulas perdidas serão repostos”.

Policiamento segue reforçado

Por meio de nota, a assessoria de imprensa das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) informou que “o policiamento segue reforçado (no Alemão) com o efetivo de outras UPPs, além do apoio do Bope (Batalhão de Operações Especiais) e do BPChq (Batalhão de Polícia de Choque). Não há registros de novos confrontos.”

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS