SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE CABO FRIO INICIA PROJETOS DE 2014, EFETIVAÇÃO DO SERVIÇO ESPECIALIZADO DE ABORDAGEM SOCIAL, PET PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL, AMPLIAÇÃO DE NÚMERO DE VAGAS DO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO ( PRONATEC)

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Cabo Frio já começou a colocar em prática o planejamento elaborado em 2013 para este ano. Entre as ações estão a ampliação do número de vagas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), a efetivação do Serviço Especializado de Abordagem Social, além da realização do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.

As pessoas que buscam qualificação profissional e inserção do mercado de trabalho, terão a partir deste ano, mais oportunidades através do Pronatec. Em 2012, a oferta era de 120 vagas, passando a 600 oportunidades em 2013. Para este ano, serão oferecidas 860 vagas para diversos cursos profissionalizantes, o que representa um aumento de 45% em relação ao ano passado.

- Para ter acesso às vagas, fazer o cadastro e participar dos cursos, os interessados devem procurar o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, mais próximo de sua residência. As inscrições serão abertas em fevereiro e muitas oportunidades serão disponibilizadas, proporcionando qualificação e colocação profissional - afirmou Francisco José de Almeida, coordenador do Pronatec.

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil é mais uma ação que já teve início na Secretaria de Assistência Social. Com o objetivo de retirar crianças e adolescentes da prática do trabalho infantil, o PETI baseia-se também no cadastramento da criança para ter acesso à transferência de renda, além ainda, do acompanhamento familiar através da rede de proteção social básica e especial.

Outra atividade também iniciada é o Serviço Especializado de Abordagem Social. O trabalho faz parte do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, onde é realizada uma busca ativa, com identificação e abordagem às pessoas que se encontram nas ruas, praças, espaços públicos, rodoviária, praias, entre outros, que estejam em situação de risco social e pessoal com seus direitos violados: trabalho infantil, exploração sexual, moradores de rua, pedintes.

- O PETI e a Abordagem Social são serviços extremamente importantes. A população pode colaborar e denunciar as situações de violação de direitos, ligando para a Secretaria de Assistência Social: 2647-3751; ou para o CREAS: 2645-3106, afirmou a superintendente de Gestão do SUAS, Jeanne de Souza.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Carolina Trindade Corrêa, além desses serviços que começaram a ser realizados, todas as metas traçadas para este ano serão atingidas.

- Vamos nos empenhar para realizar tudo o que planejamos para 2014. Temos o CRAS itinerante que em breve começará a visitar os bairros da zona rural da cidade; iniciaremos a construção do CREAS em Tamoios e da sede própria do CRAS no Jardim Esperança, teremos a partir de janeiro a implantação do plantão social no Cajueiro, enfim, 2014 será mais um ano de grandes realizações da Semas Cabo Frio - garantiu a secretária.

Texto: Glória Passos | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Assistência Social

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS