HOMENAGEM MARCAM ENCERRAMENTO DE PROGRAMA EDUCACIONAL





Texto: Anneliese Lobo | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Educação
Fotos: Gilberto Verdade


Promovido pela concessionária CCR Via Lagos em parceria com a SEME, “Estrada para a Cidadania” reuniu seis municípios

O Programa Estrada para a Cidadania, da CCR Via Lagos em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEME), chegou ao fim e a cerimônia de encerramento foi realizada numa agradável tarde de homenagens. O evento aconteceu em Saquarema, com a presença dos secretários de Educação dos seis municípios envolvidos.

Na ocasião, foram entregues os certificados das oficinas pedagógicas aos professores que aplicaram o programa nas turmas do 4º e 5º Anos do Ensino Fundamental.  Mas o ponto alto do evento foi a premiação aos alunos vencedores do concurso “Arte na Estrada”, uma das atividades do Programa. Por meio de desenhos, as crianças expressavam a importância de preservar o Meio Ambiente para garantir um Planeta sustentável no futuro. Quem representou Cabo Frio foi a aluna Nicolly Oliveira Souza, da Escola Municipal Professora Marília Plaisant, no bairro Jardim Esperança. O desenho dela foi selecionado dentre outros 18 do município. Nicolly ganhou uma moderna câmera fotográfica e já pôde registrar a homenagem com os pais, que também estavam presentes.

Também foram homenageados o coordenador de Educação Socioambiental da SEME e responsável pela aplicação do programa em Cabo Frio, professor Luiz Felipe, e a Secretária de Educação, professora Elenice Martins, pela atuação e comprometimento com a concessionária CCR Via Lagos, no “Estrada para a Cidadania”.

Durante todo o ano letivo, cerca de 380 professores passaram por Oficinas Pedagógicas de capacitação para o uso do conteúdo pedagógico.  As oficinas foram aplicadas por uma equipe qualificada da concessionária, que trazia diversas sugestões de atividades: músicas, dinâmicas, histórias, vídeos, além de propostas de ações para incentivar a garotada, como confecção de cartas para os motoristas, peças teatrais, distribuição de sementes, entre outras.  A parceria beneficia cerca de 5.590 alunos, do 4º e 5º Anos do Ensino Fundamental, de 42 escolas municipais cabo-frienses. Alunos e professores receberam todo o material didático necessário para efetivar o trabalho, inclusive os produzidos em Braille para professores e alunos cegos.

De acordo com a secretária Elenice Martins, o Programa é um grande diferencial, principalmente por atuar no trabalho de prevenção. Ela destaca que, ao abraçar o programa, a SEME está efetivando o compromisso de unir esforços em prol da Educação.

– Estamos certos de que a educação é o melhor caminho para diminuirmos a violência nas estradas e as catástrofes ambientais. O trabalho atinge diretamente os alunos, mas também atinge toda a comunidade e familiares indiretamente,incutindo valores como respeito, responsabilidade e solidariedade. Esse programa ajuda a promover mudanças positivas de hábitos e de comportamentos. Pelo sucesso obtido em 2013, nós da cidade de Cabo Frio só temos a agradecer pela parceria e reforçar nosso compromisso para o próximo ano – garante a secretária.

O Programa Estrada para a Cidadania, da CCR ViaLagos, mobilizou, neste ano, 850 professores e 16 mil estudantes dos seis municípios da Região dos Lagos envolvidos.


Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS