CABO FRIO GANHA QUATRO LEIS DE VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO


       (25.09.13) – Depois de passar por todas as comissões internas da Câmara Municipal de Cabo Frio, quatro Projetos de Lei que visam valorizar a educação na rede municipal da cidade foram aprovados na sessão de ontem à noite, e seguem, agora, para sanção do prefeito cabofriense. O primeiro (nº 113/2013) cria a colônia de férias “Aprender Brincando”, o segundo (nº 127/2013) inclui o ensino de primeiros socorros nas escolas municipais, o terceiro (nº 132/2013) institui o sistema de matrículas escolares via 0800 na Rede Escolar Municipal de Cabo Frio enquanto o quarto (nº 133/2013) cria o programa Humanizar na Rede Escolar Municipal da cidade.

Todos os projetos são de autoria do vereador Emanoel Fernandes, e começam a ser implantados já a partir do ano que vem. A colônia de férias “Aprender Brincando”, por exemplo, tem como objetivo maior aumentar o capital cultural do aluno, oferecendo maior segurança ao retirá-lo das ruas, além de possibilitar que o responsável trabalhe fora com mais tranquilidade sabendo que seu filho está em boas mãos e participando de atividades recreativas com profissionais qualificados. O projeto é voltado a todos os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Já o projeto de lei que inclui o ensino de primeiros socorros nas escolas municipais de Cabo Frio deverá ser implantado em todas as séries do ensino fundamental e médio. De acordo com o texto aprovado, as atividades curriculares serão dividias em parte teórica e prática.

O terceiro projeto, que aguarda a sanção do prefeito Alair Corrêa, é a implantação do sistema de matrícula através de um serviço de 0800, que segundo o vereador Emanoel Fernandes, seria uma alternativa para acabar com as imensas filas que todos os anos se formam na porta das escolas da rede municipal.

- Mesmo que o número de vagas seja suficiente, é normal que os pais tenham preocupação em querer garantir vaga para seus filhos. Mas é extremamente desumano que, para isso, ele tenha que chegar na escola dias antes da matrícula e, literalmente, acampar na porta da escola. E este é um problema antigo, que acontece todos os anos, em todos os governos. Para tentar acabar com essas filas é que apresentamos este Projeto de Lei, que foi aprovado por todas as comissões internas da Câmara e agora segue para sanção do prefeito, passando a ser obrigatório já a partir do próximo ano letivo – explicou.

Com relação ao projeto Humanizar, o vereador lembra que trata-se de uma ação que já chegou a existir em Cabo Frio, “mas que foi paralisada de uma hora para outra”.

- A volta do Humanizar foi uma reivindicação que recebemos dos professores durante uma reunião do Conae em que participamos. É um projeto importante para os profissionais de educação porque oferece diversos mecanismos de apoio tanto profissional, quanto pessoal e psicológico. E que, agora, como Lei, passa a ser um programa obrigatório em qualquer governo, sem prejuízo aos profissionais da educação – explicou o vereador autor, lembrando que o programa funcionará nos mesmos moldes do que já foi realizado: através do acompanhamento psicológico preventivo e sistemático daqueles que necessitam de apoio para desenvolver as habilidades sócio-afetivas. Também vai oferecer atendimento fonoaudiológico, em consultório clínico, através de encaminhamento feito pelos diretores das Unidades Escolares ou diretamente pelos professores e/ou funcionários de apoio.

Att,

Cristiane Zotich | Assessora de Imprensa
Gabinete do vereador Emanoel Fernandes (PSC)
Avenida Assunção, 760 - Centro - Cabo Frio / RJ

Contatos:
88*24936

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS