ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE CABO FRIO (ACIA), REALIZOU REUNIÃO EMPRESARIAL VISANDO MEDIDAS PROATIVAS PARA CAMPETIR COM O NOVO SHOPPING




Pouco mais de 100 empresários se reuniram ontem terça-feira (30/07),, na Branca Confeitaria, para a segunda edição do projeto “Café com Ideias”, retomado em junho pela atual diretoria da Associação Comercial de Cabo Frio (Acia). O tema, desta vez, foi o impacto que o novo shopping terá no comércio de rua de Cabo Frio, e as oportunidades que ele trará para a melhoria dos serviços prestados ao consumidor. Para falar sobre o assunto, a Acia, em parceria com o Sebrae, trouxe dois consultores técnicos.

A primeira palestra foi comandada por Osvaldo Ramalho, que apresentou informações técnicas sobre Cabo Frio, estatísticas sobre o mercado de shopping centers no Brasil, o perfil do consumidor do shopping e do consumidor do comércio de rua, fez um breve comparativo entre os serviços oferecidos pelos dois segmentos e as tendências de futuro dos dois setores.

- Hoje os shoppings representam 20% do total do varejo, e onde o shopping se instala nota-se uma valorização da área em todo o seu entorno, além de um grande desenvolvimento. Mas o que leva o consumidor ao shopping? Pesquisas apontam que os principais motivos são a facilidade de horário, já que as lojas de shoppings fecham bem mais tarde do que as lojas do comércio de rua, e funcionam, também, aos sábados, domingos e feriados; a facilidade de estacionamento, mesmo que pago e as campanhas promocionais, ou seja, nada que o comércio de rua também não possa oferecer, mas não oferece. Os shoppings, por exemplo, possuem uma cota fixa para investimento em marketing, em propaganda, em publicidade, em campanhas promocionais. Então já é passada a hora de que vocês, empresários, repensem algumas questões e comecem a trabalhar também de forma coletiva para mostrar ao consumidor que vocês também possuem condições de oferecer tudo o que eles vão buscar no shopping – comentou o consultor do Sebrae durante a palestra, lembrando que outros atrativos que podem ajudar é investir em interatividade através de sites, sistemas de e-commerce e redes sociais. “Quanto mais informações o consumidor tiver, mais apto ele vai estar a comprar. Mesmo que não precise daquele produto, ele quer aproveitar oportunidades” – lembrou Osvaldo.

Com relação ao funcionamento do comércio nos fins de semana e feriados, o presidente do Sindcom, presente ao evento, lembrou que em Cabo Frio só existem três datas em que o comércio é obrigado a fechar as portas: 1º de maio (Dia do Trabalhador), 25 de dezembro (Natal) e 1º de janeiro (réveillon). “Todas as outras datas ficam a critério do empresário decidir se vai abrir ou não, desde que ele faça o acerto das horas extras com o funcionário, seja em dinheiro ou dias de folga” – explicou Adelson Vargas. Já alguns empresários apontaram a falta de segurança e a ausência de transporte público nos finais de semana como problemas para o funcionamento do comércio de rua aos sábados, domingos e feriados, e sugeriram que nova diretoria da Acia promova um novo debate sobre o assunto, desta vez com representantes de outros setores envolvidos no assunto.

Já a segunda palestra, ministrada pelo consultor Sérgio Dias, apresentou o SebraeTec, uma ferramenta de inovação e tecnologia que o Sebrae oferece e que permite às empresas investirem em melhorias, tendo a entidade como parceira através do custeamento de 80% do investimento. Para o presidente da Acia, Walmir Leal Porto, a segunda edição do “Café com Ideias” teve um saldo positivo.  

- O tema de hoje levantou uma série de discussões e, de certa forma, mostrou que a vinda do shopping é uma oportunidade que o comerciante vai ter de se qualificar, de preparar seu funcionário para oferecer um atendimento cada vez melhor ao consumidor, e de investir em novos serviços. Agora cabe ao empresário analisar tudo o que foi apresentado, e fazer um balanço: ele vai querer ser apenas mais um empresário, ou vai querer ser o empresário que vai fazer a diferença? – questionou Walmir, que não descartou a possibilidade de um segundo debate sobre o assunto, como sugeriram alguns empresários. 

Vejam vídeo de fotos do Projeto Café com Ideias:






Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS