VEREADOR MAIS JOVEM SE ELEGE PREFEITO DE NITERÓI COM 52,55 DOS VOTOS


pós a apuração de 100% dos votos, Rodrigo Neves, do PT, foi eleito, neste domingo, prefeito de Niterói (RJ) ao conquistar 52,55% no segundo turno das .... Foto: Ale Silva/Futura Press
Com 100% dos votos apurados, Rodrigo Neves (PT) foi eleito neste domingo prefeito de Niterói (RJ), ao conquistar 52,55% no segundo turno das eleições. O petista derrotou Felipe Peixoto (PDT), cuja votação foi de 47,45%, e confirmou o quadro apresentado no primeiro turno, quando foi o vencedor com 39,35% dos votos válidos.
eleição de Neves para a prefeitura marca o principal momento da carreira do político. Antes disso, o petista foi o vereador mais jovem da história de Niterói, com apenas 21 anos, cargo para o qual foi reeleito, em 2004, sendo o mais votado entre os que concorriam à Câmara municipal. Depois da atuação local, Neves foi eleito em 2006 deputado estadual. No executivo, foi secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos em 2011. Neves terá como vice-prefeito Axel Grael (PV).
Com a vitória deste domingo, Neves exercerá, a partir de 2013, o primeiro mandato como prefeito de Niterói. Na disputa, o candidato foi amparado por uma coligação formada por 10 legendas, entre elas o PMDBPSB e oPRB, aliados dos petistas no plano federal. Com a garantia do apoio das siglas, Neves contou com a participação de importantes lideranças em sua campanha, como o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Antiga capital do Estado, Niterói tem um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 10,8 bilhões. A cidade é a 41ª maior economia municipal do Brasil e a quarta do Rio de Janeiro. A cidade tem 382 mil eleitores e é conhecida pela menor incidência de pobreza do Estado (12%), atrás apenas de Volta Redonda. No entanto, enfrenta problemas comuns a cidades fluminenses, como a favelização e as moradias em áreas de risco. Em abril de 2010, chuvas deixaram dezenas de mortos e desabrigados, por causa de deslizamentos de encostas.
Segundo turno ocorre em 50 municípios 
Mais de 31 milhões de eleitores foram às urnas neste domingo eleger o prefeito em 50 cidades do Brasil em que há segundo turno, sendo 17 capitais. O Terra, maior empresa latino-americana de mídia digital, faz a cobertura completa das eleições nas capitais e principais cidades do País e apuração de votos em tempo real.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS