CAPRICHOS DOS FILHOS: NEGUE- OS SEM CULPA, SATISFAZER TODOS OS PEDIDOS DE PRESENTES ENSINA QUE CONSUMIR É O MAIS IMPORTANTE DA VIDA



As crianças vão insistir, mas não ceda / ShutterstockAs crianças vão insistir, mas não cedaShutterstock


  • Quando os filhos começam a pedir presentes caros ou exigir que alguns caprichos nada modestos sejam satisfeitos, como agir? Essa foi a dúvida de uma ouvinte da psicóloga Rosely Sayão, colunista da BandNews FM.

Mãe de uma menina de 12 anos e de um menino de 14, frutos de seu primeiro casamento, a mulher contou que se casou novamente, mas como o pai de seus filhos desapareceu,  ela os mantém sozinha.

O problema é que ultimamente os dois começaram a querer estudar em uma escola mais elitista e também cobraram um viagem à Disney, já que nunca andaram de avião.

“A ela e todos os nossos ouvintes que recebem pedidos dos filhos, e não querem ou não podem atender: não é preciso ter culpa, não é preciso atender tudo, não é fazendo o que os outros fazem que a gente se integra ao grupo”, tranquilizou Rosely.

Segundo a educadora, não é necessário se desdobrar para fazer um capricho de consumo do filhos, pois isso passa uma mensagem muito errada às crianças.

“Não vale a pena porque isso, no subtexto, dá uma lição para o filho, e a lição é: ‘olha, consumir é a coisa mais importante, é consumindo que você vai marcar a sua presença no mundo’. E nos temos valores mais importantes”, explicou a psicóloga.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS