Como Cavendish conseguiu se blindar na CPI



Como Cavendish conseguiu se blindar na CPIFoto: Divulgação

SIMPLES: BASTOU PLANTAR AMEAÇAS NA REVISTA VEJA; NESTA SEMANA, UMA REPORTAGEM DA REVISTA INFORMA QUE VÁRIAS EMPREITEIRAS USAVAM A MESMA REDE DE LARANJAS DA DELTA; ENTRE ELAS, HÁ ATÉ UMA QUE VENCEU UM DOS LEILÕES RECENTES DE AEROPORTOS

30 de Junho de 2012 às 16:10
247 – Uma questão intriga o País: por que os membros da CPI do caso Cachoeira ainda não aprovaram a convocação do empreiteiro Fernando Cavendish, dono da Delta? Mais: por que o relator Odair Cunha (PT/MG) e os deputados Paulo Teixeira (PT/SP) e Cândido Vaccarezza (PT/SP) agiram de forma tão contundente para evitar que o depoimento ocorresse, duas semanas atrás?
A resposta está nas ameaças que Cavendish vem conseguindo plantar na imprensa. Mais especificamente na revista Veja. Nesta semana, isso aconteceu mais uma vez. E de forma escancarada na reportagem “A tesouraria-fantasma”, assinada por Rodrigo Rangel e Daniel Pereira.
O texto aponta o nome de sete empresas, registradas em nomes de laranjas, que receberam R$ 93 milhões da Delta, entre 2008 e 2010. São elas: Power To Tem Engenharia, SP Terraplenagem, Soterra Terraplenagem, SB Serviços de Terraplenagem, JSM Engenharia, WS Serviços de Terraplenagem e BW Serviços de Terraplenagem.
A reportagem tem um trecho que deixa claras as digitais de Cavendish. É o seguinte:
“Todas as empreiteiras contrataram as mesmas empresas-laranja. Éramos os menores clientes dessa rede”, disse a Veja um ex-executivo da Delta. Já Cavendish se recusou a falar no assunto.
Evidentemente, foi Cavendish quem passou a mensagem e fingiu negar ao “ser procurado” para comentar o assunto. Um recurso clássico, usado pelo chamado jornalismo investigativo, quando uma fonte pretende plantar uma mensagem qualquer, sem identificar a autoria.
De acordo com a reportagem, as sete empresas usadas pela Delta e outras empreiteiras emitiam notas frias, que permitiam gerar recursos para o caixa dois de campanhas eleitorais – o que, muito provavelmente, seja verdade.
Cavendish aponta suas baterias contra as empresas EIT, Triunfo e UTC. Elas são ligadas ao empresário Ricardo Pessoa, ex-diretor da OAS, e têm apresentado forte crescimento nos últimos anos. A Triunfo, por exemplo, venceu o leilão para administrar a concessão do Aeroporto de Viracopos, em Campinas.
De acordo com Veja, Cavendish permanecerá calado se for à CPI.
FONTE: 247

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS