Pular para o conteúdo principal

INSS paga 13% em agosto Aposentados e pensionistas receberão primeira parcela antecipada junto com benefícios



POR ALINE SALGADO
Rio -  Os 25,3 milhões de aposentados e pensionistas do INSS vão receber mais uma vez a metade antecipada do 13º salário. O pagamento da primeira parcela já tem data definida pela Previdência Social: será depositado no contracheque de agosto, juntamente com os benefícios daquele mês. A antecipação será confirmada por decreto.
O aposentado José Vieira Beato vai usar o 13º nas despesas em casa | Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
O aposentado José Vieira Beato vai usar o 13º nas despesas em casa | Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
O abono (50%) começará a ser pago dia 27 de agosto, para segurados que recebem até um salário mínimo (R$622), e terminará de ser liberado em 10 de setembro, contemplando os benefícios acima do piso previdenciário. O depósito de metade do 13º é feito de acordo com o número final do cartão do benefício (veja as datas de cada pagamento na tabela).
Sobre a primeira parcela do abono natalino não há incidência de Imposto de Renda. No entanto, em dezembro,quando será efetuado o pagamento da segunda cota, o Fisco fará os descontos.
Foto: Arte: O Dia
Arte: O Dia

Para saber o dia do pagamento, o segurado pode acessar o portal da Previdência Social na Internet — www.previdencia.gov.br — no link ‘Agência Eletrônica: Segurado’, ‘Tabela de pagamento de benefícios’.
Apesar de nos últimos anos ter sido pago na folha de agosto, o pagamento da primeira parcela do 13º não tem uma data fixa. Por isso, a Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas (Cobap) pretende cobrar do ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, um calendário fixo de pagamentos.

CALENDÁRIO FIXO
A ideia é que a data seja seguida até o ano de 2015, quando termina o mandato da presidenta Dilma Rousseff. A intenção da Cobap é negociar a antecipação dos depósitos para o mês de julho.
O aposentado José Vieira Beato, 85 anos, que ainda trabalha como barbeiro no Centro do Rio, pretende usar o 13º para ajudar a filha e a neta com despesas domésticas e compra de livros. “Acabo ajudando em com esse dinheiro extra. Não há exatamente onde investir ou gastar nessa altura do campeonato”, diz.
Força Tarefa vai atrás de suspeitos de fraudes no Rio e MG
A Força Tarefa Previdenciária — que reúne a PF, Previdência e o Ministério Público — cumpriu ontem seis notificações judiciais para prestação de depoimento de seis suspeitos de integrarem quadrilha que fraudava o INSS no Rio e em Minas. A operação Pleno Emprego ocorreu em Caratinga (MG) e no Rio. Foram feitas buscas em quatro casas da cidade mineira e em duas no Rio. Os fraudadores criavam falsos vínculos com empresas inativas para requerer aposentadorias fraudulentas.
FONTE: O DIA ON LINE

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS