Óleo que vaza na Bacia de Campos pode contaminar baleias Jubartes



Redação SRZD | 
Foto: Reprodução de InternetO óleo que vaza no campo do Frade, na bacia de Campos, norte do Estado do Rio, pode afetar a migração das baleias jubarte, que passam parte do ano no Brasil, para se reproduzirem, e outra parte na região das ilhas Malvinas, no Atlântico sul. O mês de novembro é exatamente a época em que esses grandes mamíferos passam pela bacia de Campos, segundo o Instituto Baleia Jubarte, ONG que protege a espécie.
De acordo com a presidente da instituição, Márcia Engel, nessa época do ano, as baleias passam na região atingida pelo vazamento de óleo, acompanhadas de filhotes.
"Estamos em fase de fêmeas com filhotes recém-nascidos, todas iniciando a imigração para as águas frias. Os cetáceos, por ter grande mobilidade, podem desviar. Elas também podem se afastar das manchas de óleo percebendo o cheiro, a textura ou a coloração da água. Mas, também podem se envolver nelas", disse Engel ao "R7".
O Instituto Baleia Jubarte está monitorando as proporções do vazamento na bacia de Campos. Pela costa brasileira passaram apenas este ano cerca de 10 mil jubartes, segundo um censo da ONG, que será apresentado oficialmente em 2012. De acordo com Márcia, o óleo vazado é um exemplo do perigo atual que essas baleias e outras espécies marinhas ainda correm.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS