Irã ordena expulsão de todo pessoal da embaixada britânia.


O Ministério de Relações Exteriores do Irã ordenou a expulsão de todo o pessoal da embaixada britânica em Teerã, em resposta ao fechamento pelo Reino Unido da legação iraniana em Londres, segundo informou nesta quarta-feira a agência local Mehr. Ao mesmo tempo, a agência Fars afirmou que nas próximas horas seriam expulsos pelo Ministério de Exteriores iraniano os diplomatas e o resto do pessoal da Embaixada do Reino Unido em Teerã, baseado no princípio de reciprocidade da diplomacia.
O anúncio acontece horas depois que o Reino Unido fechou sua embaixada em Teerã e evacuou do Irã toda sua equipe diplomática, após o ataque que sofreram ontem em dois dos recintos de sua legação por parte de estudantes islâmicos. Os jovens mantiveram como reféns, durante horas, parte do pessoal diplomático e empregados da embaixada, até que foram resgatados pela Polícia, queimaram a bandeira britânica, causaram danos materiais e destruíram e roubaram documentação oficial, segundo uma fonte europeia.
Após a saída do último de seus diplomatas do Irã, o ministro de Relações Exteriores britânico, William Hague, anunciou hoje perante a Câmara dos Comuns que a embaixada de seu país em Teerã tinha sido fechada e que todos os diplomatas iranianos tinham 48 horas para abandonar o Reino Unido. Além do fechamento da Embaixada do Reino Unido, França, Alemanha, Itália e Noruega já convocaram para consultas seus embaixadores em Teerã, enquanto outros países europeus chamaram os embaixadores do Irã em suas capitais para exigir explicações sobre o fato.
A União Europeia realizará amanhã em Bruxelas um conselho de ministros de Exteriores, no qual, entre outras coisas, espera aprovar novas sanções contra o Irã e discutir futuras medidas de pressão contra o país, entre elas um eventual embargo de compra de petróleo, algo que por enquanto divide os países comunitários.
Fonte:  Google Notícias.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS