CNT DECLARA QUE GADAFI FOI MORTO COM TIRO NA CABEÇA


Foto: Reprodução de Internet

O líder líbio deposto Muammar Gadafi morreu com um tiro na cabeça durante um tiroteio entre as tropas de resistência e rebeldes nesta quinta-feira em Sirte, declarou o chefe do poder executivo do Conselho Nacional de Transição (CNT), Mahmoud Jibril.

De acordo com ele, quando os soldados encontraram Gadafi, ele ainda estava saudável e carregava uma arma. Ele teria sido preso e carregado em uma pick up. Porém, quando o veículo arrancou, acabou entrando no meio de um tiroteio entre os defensores de Gadafi e os revolucionários. Durante a troca de tiros, o ditador teria sido atingido na cabeça, alegou Jibril em uma coletiva de imprensa na capital Trípoli.

Relembre confrontos da Líbia

Motivados pelos protestos que deram força à Primavera Árabe (movimentos de democracia dos países na região), o povo líbio saiu às ruas para protestar contra o coronel Muammar Gadafi, ainda em Fevereiro deste ano. O ditador estava à frente do país desde 1969, quando também liderou uma revolução. Ainda assim, os protestos ganharam força rapidamente e se converteu em uma guerra civil intensa que acabou culminando em batalhas entre o governo e rebeldes por pontos estratégicos do país.

Os confrontos chegaram a comover o Conselho de Segurança da ONU pelo nível de violência registrado. Após algum tempo, o órgão internacional decidiu aprovar uma polémica intervenção, enviando a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) para ajudar os rebeldes a combater o governo regente até então alegando a necessidade de proteção aos civis. Em 20 de agosto de 2011, os rebeldes começaram a conquistar a capital da Líbia, Trípoli. A ação foi o início da queda de Gadafi, que teve que abandonar a cidade.

Neste dia 20 de outubro, os rebeldes iniciaram a tomada definitiva da cidade de Sirte, ultimo reduto de resistência pró Gadafi, que também é a cidade onde o ditador nasceu. Ainda durante a comemoração pela conquista do novo território, um confronto próximo entre um comboio de resistentes, rebeldes e bombardeiros franceses acabou com a morte do general Gadafi. A estimativa é de que mais de 20mil pessoas morreram desde o início das manifestações, ainda em Fevereiro.
Fonte: Blog do Sidney Rezende

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS