COMENTÁRIO DA SENHORA KATYUSCIA CHAPARRAL SOBRE A PRIMEIRA SESSÃO DA CÂMARA ITINERANTE DE CABO FRIO QUE FOI REALIZADA NO DISTRITO DE TAMOIOS




24/09/11


PRIMEIRA SESSÃO DA CÂMARA ITINERANTE




Katyuscia Chaparral


Enfim, o dia de hoje 24 de setembro de 2011 entra para história de nosso município como o dia em que a democracia foi exercida em sua mais plena e concreta forma  de existência, afinal,  a população de Tamoios pela primeira vez pode ser ouvida, na Primeira Sessão da Câmara Itinerante de Cabo Frio, que aconteceu esta manhã em nosso Distrito.

A Sessão que estava prevista para começar por volta das 09:00 horas da manhã, teve o seu inicio por volta das 09:30 e durou quase quatro horas seguidas, tendo o seu término por volta das 13:00 da tarde deste sábado nublado, onde a nossa população esteve presente. Logo no inicio tal sessão contava com um grande numero de pessoas que com o passar das horas foram se dispersando, pois, a mesma que previa o tempo Maximo de 1:30 minutos de audiência publica, acabou se estendendo por demais .

Estiveram presentes varias autoridades, entre elas os representantes da Pro - Lagos, o sub-Prefeito de Tamoios Amador de Mattos, o representante da SECAF em Tamoios, um representante da OAB, uma representante da secretaria de educação, o secretário Kaká, e o secretário Eduardo Leal. O presidente da casa, o vereador Silas Bento, deixou claro que todos os secretários foram convidados, no entanto muitos não compareceram, o Presidente da Câmara também convidou o Coronel Gilson, representante da Guarda –Municipal, mas o mesmo não compareceu, mas enviou alguns guardas municipais para que auxiliassem  no evento, afinal, foi um grande e belo evento, outro convidado que também não compareceu foi a Polícia Militar.

A Sessão foi transmitida ao vivo pela Jovem Tv, que tem feito um belo trabalho e ultrapassado verdadeiras barreiras, o Dil foi o responsável pelo sucesso da transmissão, juntamento com os dois câmeras da emissora, que trabalham com seriedade e competência. Tal Sessão que foi feita em forma de uma audiência publica que  foi ciceroneada pelo Diretor de imprensa da Câmara Municipal de Cabo Frio, o Sr. Tony Godoy, que por sua vez deu um show de profissionalismo , na ocasião o vereador Acyr Rocha e Rui Machado não compareceram a primeira Sessão da Câmara Itinerante do Município de Cabo Frio.

O microfone foi franqueado a vários representantes de associações de nosso Distrito, e também alguns moradores de Tamoios, no entanto todos foram unânimes em relação ao atual governo de Cabo frio, o que ouve foi uma verdadeira tempestade de denuncias, reclamações e pedidos de ajuda ao nosso Distrito, que é totalmente abandonado pela atual administração,  acredito que nesse momento acabam caindo todas as mascaras, afinal, tal sessão alem de ter sido transmitida ao vivo para a cidade de Cabo Frio, mostra inclusive aos vereadores o quanto que o governo Marcos da Rocha Mendes, está desgastado, e hoje é unânime em rejeição, fiquei verdadeiramente satisfeita, pois, de uma vez por todas morre o mito de que Tamoios “Ama Marquinho Mendes”.

O presidente Silas Bento, foi determinado, ousado e corajoso, afinal abraçou o projeto da Câmara Itinerante e veio de peito aberto, sem saber o que o esperava, e tentou de todas as formas responder a todas as perguntas, passando a resposta muitas das vezes para  o setor responsável que encontrava-se presente, no entanto, deixou claro que buscaria respostas e soluções para todas as questões abordadas, como a falta de segurança, a falta de guardas- municipais, a falta de policiamento, a falta de sinais de trânsito, os problemas do nosso precário sistema de saúde, a falta de alimentação para as crianças das creches, a falta de eventos em nosso Distrito, a falta de saneamento básico, a falta de água, enfim,  a falta de investimentos em Tamoios.

O Presidente Silas Bento, deixou claro que a Câmara Itinerante não se trata de um projeto eleitoreiro, que ele não encontra-se em busca de votos através da tais sessões, pois, a Câmara Itinerante é um sonho antigo seu, de pelo menos 15 anos, no entanto só agora ele se tornou presidente da casa, por este motivo apenas agora ele conseguiu a implantação da mesma.

O secretário Eduardo Leal, tentou diversas vezes responder as perguntas e buscar soluções para os anseios da população, por ultimo o mesmo deixou claro que tem lutado pela construção de um crematório a preço popular em  nosso município, e que vem sofrendo com os atuais escândalos dos cemitérios. Quero aproveitar para parabenizá-lo, pois, ao meu ver ele é no momento o mais presente e atuante secretário de nosso município.

O vereador Dr. Taylor veio em companhia do seu principal assessor, o Marcão, que é um cara  super dinâmico, tanto o vereador Dr. Taylor como o vereador Luis Geraldo, como sempre deram um show de representatividade, afinal, para a população não importa se o vereador é de oposição ou situação, e sim se ele defendo o povo, afinal, foram eleitos pelo povo, e ambos por sinal mais uma vez estiveram do lado da população, claro!

A minha surpresa foi em relação ao vereador Marcelo Corrêa, que geralmente é tímido e fala pouco, no entanto hoje ele mostrou a que veio, fez um belo discurso oposicionista, e conquistou o publico presente, valeu a pena assistir.

O vereador Silvan Escapini é um cara do bem, tem tentado melhorar a sua oratória, e cada vez mais se supera, tem uma fala simples e direta e também ficou surpreso com o caos em que vivemos.

O vereador Fernando do Comilão, se sentiu mal durante a sessão e teve que se ausentar, porem, antes ele fez um breve discurso, tentou dizer em resposta ao vereador Marcelo Corrêa, que os governos passados não vinham mais ao caso, que no momento só importava o presente, e que a Câmara Itinerante também tinha sido uma luta sua.

Os vereadores Zé Ricardo e Valcir Rodrigues, também foram breves em suas falas, e saíram logo assim que terminou a sessão, por esse motivo não tirei fotos dos dois,  embora eu os conheça apenas de vista, ou seja, superficialmente, prefiro acreditar que são tímidos, e não indiferentes a nossa população. Também não tirei foto do vereador Fernando do Comilão, porque ele devido ao mal estar, foi embora antes do término. 

Por ultimo os vereadores Fabinho da Saúde e Rogerinho do laboratório , que realmente são tímidos, simples e de fácil acesso, trataram a população com carinho e respeito, embora sejam da base aliada do governo, ambos se sensibilizaram e se chocaram com a precariedade em que vive o nosso Distrito.

Realmente valeu muito a pena, a realização da primeira Sessão da Câmara Itinerante do Município de Cabo Frio, embora muitos acreditassem que a mesma só serviria como projeto eleitoreiro, a mesmo por si só mostrou que tais conclusões não passam de especulações, pois, nunca em nenhum outro momento a atual administração de Cabo Frio  foi tão criticada, questionada e rejeitada. O nosso Distrito pela primeira vez foi ouvido, e a sua voz disse “Não” , não estamos satisfeito com essa administração.

Os vereadores Silvan Escapini, Luis Geraldo, Fernando do Comilão , e o Presidente da casa o Silas Bento, fizeram questão de ressaltar em seus discursos que a implantação da Câmara Itinerante em nosso município, também era uma conquista do Alan “Chaparral”, afinal, a muito tempo o mesmo também lutava por tal implantação.
  
Não podemos deixar de citar também os funcionários da Câmara municipal de Cabo Frio, que estiveram presentes colaborando com tal projeto, em especial a Nazaré que segundo o Presidente Silas Bento, é quase uma vereadora e também um patrimônio daquela instituição, afinal, ela já encontra-se a pelo menos 30 anos na Câmara Municipal de Vereadores.

Vale lembrar que, não cabe a um vereador a realização de obras, a função de um vereador é legislar e fiscalizar, fiscalizar o executivo, e isso é o que deve ser feito!
  
Um Forte Abraço a Todos,

Katyuscia Chaparral.


Fotos Abaixo:

Comentários

Acompanhei a seção da câmara itinerante e não achei nada de mais, como sempre foi realizada perto das eleições municipais, e o pior Alvaro nada do que foi reenvindicado pela população vai ser realizado , na verdade querem resgatar a vergonha de governo e a péssima câmara de vereadores que temos, e uma péssima oposição de dois vereadores que estão la, essa e a nossa Cabo Frio.

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS