Morre o prefeito de Teresópolis dois dias após assumir prefeitura - Rio de Janeiro - R7

Morre o prefeito de Teresópolis dois dias após assumir prefeitura - Rio de Janeiro - R7

O prefeito interino de Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, Roberto Pinto (PR), de 67 anos, morreu na manhã deste domingo (7). Ele assumiu a prefeitura na sexta-feira (5), após ser empossado por vereadores do município, que votaram peloafastamento por 90 dias do prefeito Jorge Mário (sem partido). Os parlamentares investigam denúncias de mau uso do dinheiro destinado à recuperação da cidade após as chuvas de janeiro, que matou 392 em Teresópolis.
De acordo com o assessor do prefeito interino, Ayrton Rebello, Pinto teve um infarto fulminante por volta das 6h. Ainda segundo Rebello, ele foi levado para o Hospital São José, também em Teresópolis, mas não resistiu.
O corpo está sendo velado na Prefeitura de Teresópolis e o enterro está marcado para às 17h no cemitério Carlinda Berlim. Pinto era casado e deixa seis filhos e netos.
O presidente da Câmara de Vereadores de Teresópolis, Arlei de Oliveira Rosa (PMDB) deve assumir a prefeitura.
Troca de prefeitos
Na sexta-feira, Pinto, que era vice de Jorge Mário, anunciou a troca de todos os secretários da gestão do ex-prefeito. Ele chegou a se reunir com os novos ocupantes dos cargos no sábado (6).
Na quinta-feira (4), a defesa do prefeito Jorge Mário entrou com uma nova ação após a Justiça do Rio ter negado o pedido de liminar para garantir a sua permanência no cargo.
serranaO advogado do prefeito, Luiz Paulo Viveiros de Castro, afirma que a Câmara dos Vereadores não poderia ter decidido pelo afastamento antes de as denúncias terem sido investigadas. Os vereadores aprovaram o afastamento temporário de Jorge Mário no mesmo dia em que foi aberta uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito). O PT (Partido dos Trabalhadores) desligou Jorge Mário após as denúncias de mau uso dos recursos destinados para a reconstrução da cidade, após a tragédia causada pelas chuvas de janeiro na região serrana.
Irregularidades
No último dia 18, a Secretaria Nacional de Defesa Civilbloqueou a verba disponibilizada pelo governo federal para as ações de socorro e assistência às vítimas da cidade. A medida foi tomada diante de indício de uso irregular do dinheiro público repassado para a prefeitura, conforme constatado em relatório feito em conjunto com a CGU (Controladoria Geral da União). O Ministério Público Estadual abriu inquéritos para investigar denúncias de irregularidades em três cidades que receberam recursos do governo federal e estadual após as chuvas. Em Teresópolis, os promotores apuram o superfaturamento de obras e a contratação de empresas de engenharia que prestaram serviços ineficientes ou já executados por outras empresas. Seis meses após a tragédia, os moradores de Teresópolis ainda convivem com grande quantidade de escombros, lama, lixo e poeira em parte das 79 localidades devastadas pela catástrofe. A CGU também recomendou o bloqueio dos recursos repassados pelo governo federal, que somam mais de R$ 7 milhões.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS