Deputado Marcelo Freixo apoia o vereador Danilo Funke

Deputado Marcelo Freixo apoia o vereador Danilo Funke

Fonte: Marcelo Freixo

O Mandato Marcelo Freixo repudia o pedido de cassação do mandato do vereador de Macaé Danilo Furke (PT). Furke vem sofrendo perseguição dos vereadores da base do governo da cidade, que criaram uma Comissão Processante objetivando forjar uma quebra de decoro parlamentar, e cassar o seu mandato.

A alegada motivação foi o fato do vereador da oposição ter dado publicidade, em seu site, a uma votação aberta realizada na casa legislativa sobre uma indicação de sua autoria referente ao Plano de Cargos e Salários dos professores do município. No site o vereador colocou foto, nome e o voto de cada vereador, gerando uma desproporcional revolta entre os mesmos. Leia abaixo o posicionamento de Freixo na Alerj sobre o episódio (3/5).

“Eu quero me posicionar aqui no plenário em relação a esse pedido de cassação do Vereador de Macaé, Danilo Funke, que é um excelente vereador. Ele não é do meu partido; ele é do Partido dos Trabalhadores, mas eu conheço o trabalho desse jovem. É um trabalho atuante – o Deputado Gilberto Palmares está pedindo para que eu repita aqui –; é um excelente Vereador do Partido dos Trabalhadores.

Eu quero dizer que ele é extremamente atuante; é um defensor dos direitos humanos; é uma pessoa assídua; teve uma votação extremamente expressiva lá em Macaé. A acusação que está sendo feita contra esse Vereador - eu conversei com ele neste final de semana - é absurda: que ele transmitiu pelo Twitter dele a votação da câmara. Lamento que a Câmara não tenha seus instrumentos próprios para ser mais transparente.

Acusar um Vereador de quebra de decoro, porque ele trouxe mais transparência numa votação é uma aberração - é uma aberração.

Como membros do Parlamento, não importa a questão partidária, nós não podemos aceitar a possibilidade desse Vereador ser cassado por algo que consideramos uma busca de avanço. Então, é inadmissível! Acho que o Parlamento do Estado tem que se posicionar de forma favorável. Assim, peço ao líder do PMDB na Casa...

Estou pedindo ao líder do PMDB – já conversei com ele – para ligar, porque é um Vereador do PMDB que está pedindo a cassação, para que possamos conversar e interceder. Vamos buscar o bom senso. Que haja divergências, mas jamais pode haver cassação por uma razão como essa. Então, bom senso à liderança do PMDB, para que possamos agir nesse sentido”. Marcelo Freixo

Reações: 

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS