PARQUE DA COSTA DO SOL COMEMORA 5 ANOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (18)

Parque da Costa do Sol, fotógrafo,  ambientalista e empresários Ernesto Galiotto.



Cenário usado para as filmagens da casa do Tufão, na novela Avenida Brasil, o Morro do Vigia, entre as praias das Conchas e do Peró, em Cabo Frio, ganhará novos habitantes nesta segunda-feira. Nas comemorações do 5º aniversário do Parque Estadual da Costa do Sol, ambientalistas, estudantes e guarda-parques do Inea estão plantar mudas de pitanga, aroeira, ipê branco e amarelo e clusias, entre outras espécies nativas da Região dos Lagos em várias partes do morro, que ano passado foi devastado por uma queimada criminosa.

Apontado como um dos principais roteiros ecológicos da Região dos Lagos, o Morro do Vigia está entre duas praias que estão livres da poluição por esgotos e que integram o Parque Estadual da Costa do Sol (PECS), que tem uma área de um milhão de metros quadrados, segmentada em seis municípios, de Saquarema a Búzios. Durante o plantio das mudas no Morro do Vigia, ambientalistas vão cobrar a conclusão do Plano de Manejo do PECS, a melhoria da fiscalização e as obras prometidas pela Secretaria estadual do Ambiente.

O presidente da Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro, Marco Navega, vai visitar o Peró na próxima semana, juntamente com seu vice-presidente, Radamés Muniz, que é de Cabo Frio. Ele vai procurar o presidente da Associação dos Hotéis de Cabo Frio, Carlos Cunha, para estimular o turismo no local e estudar mecanismos para estabelecer a capacidade de carga do balneário.

-- A iniciativa privada precisa tomar a frente de iniciativas voltadas para o desenvolvimento do turismo e não ficar apenas esperando ações do poder público – disse Navega.

Professor de Direito Ambiental, Rogério Rocco disse que a área do PECS é duas vezes maior que a do Parque Nacional da Tijuca. Preserva, segundo ele, ecossistemas de mais de 100 anos que foram devastados nos grandes centros como política pública de saneamento.

-- Foi em razão disso que algumas das principais capitais brasileiras, como a cidade do Rio, perderam suas lagoas, seus brejos, mangues e alagados, ecossistemas típicos do litoral que eram consideradas áreas insalubres. O PECS é muito importante para a conservação dos ecossistemas litdorâneos – afirmou o professor e ambientalista.


Fonte: Associação Amigos do Peró.



Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS